terça-feira, 31 de maio de 2011

Conheça os benefícios da tangerina


Também conhecida como mexerica, é uma fruta cítrica, porém mais adocicada, rica em vitamina C, vitamina A, do complexo B e de bioflavonoides. Pode ser ingerida sem problemas por quem está encarando algum tipo de dieta, pois cada tangerina possui em média 43 calorias.
Além disso, é rica em potássio, mineral importante no processo de contração dos músculos. Por isso, pode ser usada pelos atletas que precisam muito deste mineral durante a atividade física. É eficaz para ajudar a fortalecer o organismo e ajuda a prevenir gripes e resfriados, hipertensão arterial e prisões de ventre.

R7
31/05/2011

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Parafango: os benefícios que vêm de longe


Você sabia que uma lama que vem do vulcão pode ser a solução para os problemas estéticos?

O parafango é uma lama vulcânica que se mistura à parafina, e que diante dessa combinação, tem a capacidade de reduzir medidas, combater a celulite, além de tratar artrites crônicas. Esse tratamento, que tem como principal ingrediente os nutrientes que vem do vulcão, gera esses benefícios devido ao seu poder térmico.
A responsável pela aplicação do parafango no Spa Med Sorocaba Campus, Talita Galdino, explica como o poder termal age sobre o corpo: “ Esse poder, que também é oclusivo, luta contra o acúmulo de gordura, ativa a circulação e elimina as toxinas, ao mesmo tempo em que tonifica os tecidos e suaviza a pele, resultando em um verdadeiro tratamento regenerador do metabolismo orgânico, ele auxilia no tratamento contra a celulite”, afirma.
A especialista descreve o procedimento da aplicação: “Com a pele devidamente limpa, aplica-se a lama com pincel no corpo todo, exceto no rosto. Em seguida, envolve-se a cliente em plástico filme. O tempo de ação é de 30 minutos, após isso, retira-se a parafina e hidrata-se o corpo”. Para melhores resultados, ela recomenda de 5 a 10 sessões, e acrescenta que não há contra indicações.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sérgio Reis canta no Spa Med!

Aproveitando a estadia no Spa Med, o cantor Sérgio Reis não poderia deixar de fazer o que sabe fazer melhor, cantar e contagiar a todos em sua volta.



Nesta quinta (26) o artista e sua esposa, a cantora Ângela Márcia, cantaram suas principais canções na Casa Sede.



O cantor finalista do Programa Raul Gil, Hugo Rafael, também estava no Spa para animar a noite com seu talento, e aproveitou a oportunidade para conhecer Sérgio Reis.



27/05/2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Spa Med recebe Sérgio Reis e Ângela Márcia!

Nesta semana o Spa Med recebeu as visitas ilustres do cantor e compositor Sérgio reis e de sua esposa, a cantora Ângela Márcia.



Os artistas aproveitaram a estadia no Spa Med para relaxar e cuidar da saúde.



A cantora aproveitou o nosso salão de beleza para ficar ainda mais bonita!





26/05/2011

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aula circense no Spa Med!

No último sábado (21) o Spa Med recebeu a professora de artes circenses Cecília Guennes, da escola Circo de Arena.



O Bambolê e os movimentos audaciosos do circo foram ensinados, fazendo da aula uma aprendizagem divertida e diferente.



Os novos desafios fizeram o maior sucesso!

25/05/2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quiropraxia : técnica milenar e atual


A famosa “dores nas costas” é um mal que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Mais comum do que se imagina, os problemas lombares podem ser resultado dos momentos de estresse ou de um movimento brusco e mal calculado do corpo, mas que é possível ser amenizado por um método que é livre de cirurgias e medicamentos, a Quiropraxia. Fabio Yutaka Shoji, quiropata do Spa Med Sorocaba Campus, explica a origem da técnica e seus benefícios.
A prática surgiu em meados do ano 2.500 a.c a 3.700 a.c, porém só se firmou muito tempo depois. “Na época antiga já se ouvia falar de ajustes rudimentares para melhorar a dor lombar. Mas foi em 1895 nos Estados Unidos, através do autodidata Dr. Daniel David Palmer, que ela começou efetivamente e ganhou autenticidade e credibilidade”, conta.
Essa técnica atua no sistema neuro-músculo-esquelético através da manipulação e ajuste manual. “O método tem como seu maior objetivo abordar todos os tipos de dores nas regiões da coluna cervical, torácica, além da lombar, mas trata em especial, os problemas agudos”, afirma.
O especialista ainda esclarece quando é o momento ideal para procurar o tratamento. “Quando você sente dor no pescoço, na coluna, tensão muscular, problemas nas articulações, ou até dores irradiadas para os braços e pernas, está na hora de você procurar um quiropata”, diz Dr. Fábio, que ainda completa falando sobre o maior benefício da técnica. “ O principal beneficio da Quiropraxia é que com apenas alguns ajustes e manipulações é possível resolver vários tipos de problema, e tudo manualmente”, finaliza.

23/05/2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Propriedades do iogurte natural



O iogurte (do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar (lactose) foi transformado em ácido lático através de fermentação bateriana. Trata-se de um líquido espesso, branco, levemente ácido e muito nutritivo. Muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate e outros.
O iogurte teve origem na penísula Balcânica, no entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico Ilya Ilych Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1908.
O iogurte, além de aumentar a lon-gevidade, possui outras benéficas pro-priedades nutricionais, graças aos fer-mentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, que juntam-se ao leite após sua homogeneização e pasteurização. O iogurte é fácilmente digerível, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais, contribuindo na regulação do sistema imunológico, além de tratar-se de uma excelente fonte de Cálcio. Estudos indicam ainda que o iogurte natural pode ajudar a combater a halitose, cáries e doenças gengivais.

Fonte: Só Nutrição

19/05/11

quarta-feira, 18 de maio de 2011

75% dos adultos sofrem com dor de cabeça



Metade das pessoas se automedica para resolver o problema

Um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que a dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns em todo o mundo, mas o tratamento tem sido negligenciado. Os especialistas estimam que até 75% dos adultos de 18 a 65 anos sofreram com dores de cabeça no ano passado.

De acordo com o estudo, poucos casos são diagnosticados por um profissional. Desses, cerca de 40% estão associados à enxaqueca e tensões e 10% ocorrem por uso excessivo de remédios. O estudo mostra que metade das pessoas com dor de cabeça buscou a automedicação e apenas 10% procuraram um neurologista, percentual ainda menor na África e no Sudeste Asiático.

A OMS aponta que a dor de cabeça impõe alto custo financeiro à sociedade, como a perda de produtividade dos trabalhadores, que custa mais que as medidas preventivas de saúde. A organização recomenda o aumento dos investimentos no tratamento e na prevenção das dores. Foram analisados dados de 101 países, que respondem por 86% da população mundial.

R7


18/05/11

terça-feira, 17 de maio de 2011

Peeling de Cristal: Pele mais suave e jovial



Para ficar com uma pele jovem e macia, já imaginamos passar por tratamentos demorados e doloridos. Porém, o Peeling de Cristal mostra que é possível o contrário.

O Peeling de cristal é um procedimento italiano que trabalha com auxílio de um aparelho com sistema a vácuo, promovendo a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Segundo a responsável pela aplicação do tratamento no Spa Med Sorocaba Campus, Virginia Gabriotti, o método é indicado para as peles que apresentam cicatrizes, acnes, manchas, rugas finas e fotoenvelhecimento (envelhecimento decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida).
De acordo com a especialista, o procedimento é simples e a recuperação é rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades no mesmo dia. “ O peeling de cristal é o procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos pela simplicidade e rápida recuperação, por isso chamam o tratamento de Lunch Peel, o peeling na hora do almoço, de tão veloz que é a sua recuperação”.
O método apresenta resultados de melhora do tônus e textura da pele já na primeira sessão. Ainda segundo a Virgínia, a esfoliação progressiva da superfície cutânea feita pelos micro cristais remove as células mortas e estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais fina e macia.
A aplicação leva em média 30 minutos, e por se tratar de um método mecânico, não deixa resíduo, o que possibilita a exposição à luz solar sem danos à pele.

17/05/11

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vitaminas ajudam a evitar vários tipos de doenças



O organismo necessita de nutrientes para o seu bom funcionamento

Você sabia que as vitaminas são nutrientes essenciais para o nosso organismo? São muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo e, consequentemente, ajudam a evitar diversas doenças.

Para que o organismo adquira esses nutrientes, é preciso que tenhamos uma ingestão de alimentos variada como frutas, legumes, verduras, carnes, entre outros. A ausência de vitaminas em nosso corpo acaba por acarretar em muitas doenças, como as avitaminoses.


Fonte: Nutrição Hoje


16/05/2011

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aula de Culinária!



Todas as tardes do Spa Med são repletas de atividades para todos os gostos. Para aqueles que gostam de arrasar na cozinha, a aula de culinária é uma boa pedida.



E nessa semana, a receita foi creme de creme de milho. A nutricionista Aline Garrido ensinou como fazer a receita de uma maneira super saudável.

13/05/11

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ansiedade pode ser controlada com a prática de atividades aeróbicas



Três vezes na semana já ajudam o corpo a reduzir os sintomas

Todos estão cansados de saber que exercício faz bem à saúde e traz diversos benefícios. Realizar ao menos atividades aeróbicas três vezes por semana em um período de no mínino meia hora, já é o suficiente para controlar a ansiedade.

Estudos realizados pela Universidade da Geórgia, EUA, mostram que atividades físicas aeróbicas promovem uma redução de 20% nos sintomas de ansiedade. Para chegar a essa conclusão, o especialista Matthew Herring avaliou três mil pessoas que realizaram programas com duração de três a doze semanas. Estavam incluídas atividades como caminhada e ciclismo.

Nutrição Hoje


13/05/2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

Camu-camu: a fruta mais rica em vitamina C



O camu-camu é uma fruta originária da Amazônia, riquíssima em vitamina C (possui 20 vezes mais vitamina C que a laranja), além de ser fonte de zinco, potássio, cálcio, aminoácidos e flavonóides.

A vitamina C é fundamental para a estruturação do tecido conjuntivo (músculos, ossos, tendões e cartilagens), para a síntese de colágeno, para a saúde dos dentes e gengivas e para melhorar a absorção de ferro.

A antocianina, flavonóide responsável pela pigmentação roxo e azul, atua contra radicais livres, previne doenças e envelhecimento precoce e possui ação antiinflamatória, vasodilatadora e antimicrobiana.

Devido a sua acidez, o consumo in natura do camu-camu é dificultado, sendo mais consumido na forma de suco (que permite a diluição) ou em comprimidos (manipulação).

Só Nutrição


10/05/2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Alimentos industrializados: praticidade que pode fazer mal



A correria do dia a dia nos faz recorrer a produtos práticos que encontramos no mercado.
Com uma variedade cada vez maior, encontramos macarrões instantâneos que ficam prontos em poucos minutos, os tradicionais hambúrgueres, batatas fritas, pães de queijo, empanados de frango, salgadinhos fritos, sanduíches, sopas prontas, tudo muito prático. Mas e a saúde, como fica nessa?
Esses alimentos contêm alto teor de proteínas, gorduras, sódio e calorias e baixo teor de fibras, vitaminas A, C e D, betacaroteno e folato, sendo responsáveis pelo aumento da obesidade, do colesterol, diabetes e de doenças cardiovasculares.
A massa do macarrão é elaborada, colocada em um molde e frita por imersão, onde toda a gordura será absorvida para secar o produto.
Os temperos prontos presentes nos macarrões instantâneos, e que também nos facilitam e muito a vida nas receitas, são compostos normalmente por um excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada. Um tablete contém cerca de 9 g de sódio, lembrando que para pessoas sadias o indicado é o consumo de apenas 6 g no dia todo. O excesso pode acarretar doenças cardiovasculares, renais e até câncer de estômago.
A melhor opção seria substituí-los por um tempero caseiro natural, preparado em casa, composto por ervas naturais como salsinha, cebolinha, alecrim, cebola, alho e outros de sua preferência, além de uma pitada de sal.
Quanto às sopas prontas, além de não substituir uma refeição por serem pobres em vitaminas e fibras, elas também são ricas em gordura e sódio.
Uma dica para um cardápio prático e nutritivo seriam os famosos grills. Basta colocar o peito de frango, bife ou peixe, e em 8 a 10 minutos estarão prontos. E o mais importante, com o mínimo de gordura.
Para acompanhar, é só preparar um arroz branco, que não leva mais que 10 minutos, junto com uma bela salada!
Peça ajuda a seu nutricionista para elaborar um cardápio prático, nutritivo e balanceado de acordo com as suas necessidades!

Fonte: UOL






09/05/11

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Caderno de Receitas

Canjica

Ingredientes:
250g de canjica
4 colheres de sopa de adoçante Tal e Qual
100g Coco ralado (Sococo sem açúcar, parcialmente desengordurado)

Preparo:
Deixar a canjica de molho em 1 litro de água por 3 horas até a canjica estufar. Jogar esta água fora e adicione água novamente até cobrir a canjica.
Levar a canjica ao fogo para cozinhar na panela de pressão por 40 minutos até a canjica ficar bem molinha .Jogue a sobra da água fora e Adicione 2 litros de leite e 4 colheres de sopa de adoçante Tal e Qual e deixe ferver bem. Reserve.
Coloque o coco ralado em uma frigideira e deixe torrar o coco.
Por último adicione este coco torrado a canjica cozida. Misture bem e sirva.

06/05/2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Saiba mais sobre a vitamina K




A vitamina K foi descoberta por dois pesquisadores dinamarqueses que observaram a síndrome hemorrágica. Chamaram o conjunto de vitamina K por conta da primeira letra de Koagulation
Funções
Essencial para que o organismo produza protombrina, uma substância indispensável para a coagulação do sangue
Deficiência
A principal manifestação de sua deficiência é tendências a hemorragias, hemorragias intestinais, hemorragias no pós-operatório e equimoses (infiltração de sangue nos tecidos)
Fontes de Vitamina K
Folhas verdes, especialmente repolho, brócolis,espinafre, nabo, couve, alface. Também está presente em fontes animais como gema de ovo, fígado, leite e queijo.

05/05/2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Obesos que perdem peso melhoram a capacidade de memória e concentração


Pesquisa diz que a melhora das condições cardiovasculares se reflete no cérebro

Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que perder peso ajuda a pessoa a melhorar sua capacidade de memória e concentração. A pesquisa será publicada na revista científica Cirurgia para Obesidade e Doenças Relacionadas.
De acordo com o principal autor do estudo, John Gunstad, professor de Psicologia da Universidade do Estado de Kent, ele resolveu fazer a pesquisa porque notou que seus pacientes- que estavam tentando perder peso – cometiam erros parecidos, relacionado à resolução de problemas.
Os pesquisadores avaliaram 150 pacientes, dos quais 109 passaram pela cirurgia bariátrica (de redução do estômago) e 41 eram voluntários obesos. Os participantes foram testados antes da cirurgia, 12 semanas após a cirurgia, um ano depois da operação e também no ano seguinte.
Os cientistas descobriram que os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica melhoraram sua memória e concentração 12 semanas após a operação.
Gunstad não ficou surpreso com o resultado. Segundo ele, há diversas condições que acompanham a obesidade, como pressão alta, diabetes e apneia do sono, e que podem prejudicar a mente.
- Esses problemas danificam o cérebro, mas são reversíveis. Assim que eles vão embora, o funcionamento da memória melhora.
Para Gunstad, os resultados são animadores para os pacientes que têm problemas de memória e de concentração.
- Nós descobrimos que a cirurgia é algo que eles podem fazer para melhorar em um curto espaço de tempo.
O próximo projeto do grupo vai verificar se as pessoas que perderam peso com mudança de comportamento atingiram os mesmos efeitos dos pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Gunstad acredita que sim.
- O que nós sabemos é que, se a condição cardiovascular de uma pessoa melhora, a saúde de seu cérebro também aumenta.

R7
04/05/2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Abóbora garante a saúde da visão


A abóbora é um fruto rico em carotenoide (betacaroteno), que é transformado em vitamina A pelo corpo, prevenindo alterações na visão. Além disso, traz benefícios à pele e aos cabelos. Por possuir antioxidantes, a abóbora age contra os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento celular). A carência de vitamina A no organismo pode levar à cegueira, estresse, infecções e doenças coronarianas.

Apesar de a abóbora ter baixa quantidade calórica (100 g = 48 kcal), seu consumo contribui com a musculatura devido à quantidade de potássio existente em sua composição. É um alimento rico em fibras, sendo recomendado para pessoas com prisão de ventre. Na hora da compra, deve-se escolher uma abóbora que não tenha a casca brilhante, pois isso significa que ela foi colhida muito nova e, consequentemente, que não possui todos os nutrientes. Após descascada, a abóbora deve ser conservada sob refrigeração.

Fonte: Só Nutrição
03/05/2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Adolescência feliz aumenta bem-estar na vida adulta




Se você teve uma adolescência feliz, fique ainda mais contente com essa notícia. Suas chances de níveis elevados de bem-estar na vida adulta são grandes. A conclusão é de um estudo da Universidade de Cambridge e da Unidade do Conselho de Pesquisa Médica de Saúde Vitalícia e Envelhecimento, ambas do Reino Unido. Os cientistas tiveram acessos a dados de 2.776 pessoas e contaram com a avaliação dos professores dos participantes sobre seus comportamentos quando tinham entre 13 e 15 anos. Em seguida, relacionaram as informações ao estilo de vida deles décadas depois. Entre os benefícios encontrados no grupo que curtiu a adolescência, estavam maior satisfação no trabalho, contato frequente com família e amigos, participação mais regular em atividades sociais e de lazer.
Os jovens felizes se mostraram 60% menos prováveis a desenvolver transtornos mentais quando comparados aos que não aproveitaram positivamente essa fase da vida. E ainda tinham mais chances de se divorciarem, possivelmente porque têm maior autoestima e autoeficácia, sendo mais capazes de abandonar um casamento infeliz, segundo o site Science Daily



Fonte: Terra


02/05/2011