segunda-feira, 30 de março de 2015

Conheça mais sobre o slackline



O esporte chegou por volta de 1995 ao Brasil, mas apenas entre 2003 e 2004 começou a ficar popular. A atividade consiste em andar e se equilibrar em uma fita de nylon com cerca de 5cm de largura presa a dois pontos de ancoragem.

A diversão está em permanecer o maior tempo possível em cima da fita e aos poucos desenvolver algumas manobras como saltos e giros.

Para iniciantes o ideal é começar com a altura de 30 a 40 centímetros, ter alguém ajudando com a mão, posicionar o pé inteiro na fita e manter os joelhos semi-flexionados. Pode ser feito descalço ou com tênis de solado rígido.

Consequentemente, com a prática regular, há grande melhora no equilíbrio, concentração, coordenação motora e aumento de força por exigir esforços principalmente de pernas e abdome. Ajuda ainda a diminuir o estresse e melhorar a confiança.

Porém é preciso tomar alguns cuidados para praticar o slackline:
  •     Usar equipamentos de qualidade;
  •     Saber como colocar as fitas;
  •    Procurar locais resistentes para colocação das fitas, como árvores com raízes profundas ou colunas;
  •    Praticar em locais com solo apropriado, como praia, grama ou colchões, para amenizar o impacto das quedas.


Isabela Araujo
Recreadora do Spa Med Sorocaba Campus


quinta-feira, 26 de março de 2015

Chocolate: Como escolher a melhor opção na páscoa!

O Chocolate é apreciado nos quatros cantos do mundo, e já foi considerado um grande vilão nas dietas por muito tempo, mas hoje estudos comprovam que o alimento apresenta inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, na hora de comprar muitas pessoas ficam em dúvida de qual escolher por uma série de fatores como a quantidade de calorias, de açúcar, de gordura, alergia ou intolerância de alguns componentes em sua composição. Vamos esclarecer algumas dúvidas para você escolher e fazer uma compra segura do chocolate que melhor combina com o seu perfil de saúde.

Nesta época do ano o mercado disponibiliza uma enorme quantidade de opções com uma grande variedade de chocolates, mas é importante que cada um conheça as próprias necessidades nutricionais. Para pessoas que não apresentam nenhuma restrição alimentar, podem optar pelas versões com mais de 60% de cacau, pois apresentam menor teor de açúcar e gordura e uma maior quantidade de antioxidantes. Temos também o alfarroba derivado da polpa de uma vagem, seu sabor é muito semelhante ao do cacau e é utilizada para substituí-lo nas preparações, além da ter uma excelente composição nutricional, baixo teor calórico e pouca gordura, não possui agentes alergênicos ou estimulantes como cafeína.Uma outra alternativa sem lactose é o chocolate à base de soja.

As pessoas diabéticas devem escolher a versão diet, pois não contem açúcar. Lembrando que a versão diet não é indicada para pessoas que estão em fase de dieta de emagrecimento, pois costuma apresentar uma maior quantidade de gordura do que os chocolates convencionais, tornando-os mais calóricos. Uma boa opção para praticantes de atividade física é o chocolate a base de whey protein, que auxilia na recuperação de massa muscular. E para quem aprecia alimentos livre de agrotóxicos e agentes químicos o chocolate orgânico possui nutrientes preservados e nutricionalmente superiores aos convencionais. 

Outra dica importante é sempre ler os rótulos e ficar atento aos ingredientes como: açúcar, gordura e sódio. Tudo que está escrito primeiro é o que tem em maior quantidade no produto, mas vale ressaltar que o consumo do chocolate deve ser moderado, devido às calorias!
 
 
Juliana Cardoso

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

sexta-feira, 20 de março de 2015

Os benefícios do azeite extra virgem



O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. O alimento é milenar e a árvore começou a ser plantada na Ásia Menor no século XVI.

Azeite extra virgem é rico em gorduras monoinsaturadas, como o ácido oléico que ajuda a reduzir o LDL (colesterol ruim) no sangue e a aumentar o nível de HDL (colesterol bom) assim prevenindo doenças cardiovasculares. 


O azeite também é rico em antioxidantes, substâncias que previnem a formação de radicais livres, que danificam as células e estão associados ao envelhecimento celular e a doenças degenerativas. Mais fique atento, para os benefícios do azeite o consumo deve estar associado a um estilo de vida saudável. A recomendação é de duas colheres de sopa por dia que é equivalente a 216 calorias.


Veja abaixo a receita de manteiga de azeite de ervas:



1. Escolher as ervas, pode ser frescas ou desidratadas como alecrim, manjericão, tomilho, orégano, salsinha, etc;
2. Picá-las ou deixá-las em ramos e folhas maiores;
3.Colocar em forminhas de gelo ou um recipiente maior;
4.Acrescentar  azeite de oliva extra-virgem até preencher;
5. Levar ao congelador inicialmente e depois de congelado pode manter na geladeira até o momento do uso.

Aline Garrido
Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

sexta-feira, 13 de março de 2015

Entenda melhor sobre a famosa frase “ganhar massa”


 Quando ouvimos isso, entendemos que a pessoa está falando sobre o aumento de massa muscular no corpo, ou seja, a hipertrofia muscular.

E para que realmente isso ocorra de maneira saudável é necessário algumas atitudes, tais como: genética, alimentação hipercalórica (balanceada), descanso e o principal (treinamento muscular). Sempre acompanhados por uma nutricionista e um educador físico.

Para um grande aumento de massa muscular é necessário fazer o músculo trabalhar com a maior carga que ele suporta, sendo a musculação o exercício físico mais indicado para isso, onde conseguimos controlar e acrescentar muita carga. Nenhuma outra atividade física realizará isso.

E lembre-se que é necessário muito treino, pois não conseguimos isso da noite para o dia, é preciso 03 meses no mínimo para começar aparecer os resultados. E não adianta trabalhar 06 meses e depois parar, todo resultado adquirido neste período irá embora em poucas semanas com a pausa.

Então se o seu desejo realmente for “ganhar massa” seja assíduo e faça isso um estilo saudável para a sua vida.  

José Marcelino


Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus

quinta-feira, 5 de março de 2015

Conheça as vantagens da natação


A natação é um dos esportes mais completos e mais acessíveis para todos os gêneros de pessoas; bebês, grávidas e idosos, onde qualquer um pode tirar vantagem desta modalidade desportiva de impacto reduzido para a estrutura óssea. Existem programas de trabalho dirigidos para diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade.

A natação promove melhorias cardiorrespiratórias, pois fortalece os músculos da parede torácica, o que permite a elasticidade dos pulmões e que os tornam capazes de absorver uma maior quantidade de oxigênio, além de dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos. Este esporte também exercita todas as articulações, potencializa a sua agilidade e contribui para o alívio de dores.  

Todo bom resultado, porém, depende de algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício. Para muitos, a natação melhora a qualidade de vida, os resultados dos exames de sangue e a capacidade de andar e subir escadas. Procure um médico e um educador para orientação de como começar esta atividade.  
    

Isabela Araujo

Recreadora do Spa Med Sorocaba Campus