quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Frutas as grandes aliadas do verão!




O verão já chegou com altíssimas temperaturas e neste clima não há nada melhor, mais refrescante e saboroso do que as nossas frutas da época. Alimentos ricos em vitaminas e de baixo teor calórico, as frutas da estação repõem os nutrientes e líquidos que estão em falta no nosso corpo.

Nessa estação de calor a alimentação pesada é substituída por uma mais leve, repleta de alimentos naturais, que além das frutas completam o quadro as verduras e legumes. Durante o verão as pessoas costumam transpirar mais, perdendo bastante líquidos. Para auxiliar a reposição de água no nosso organismo as frutas dão um grande apoio com essa tarefa.

Podemos também inventar, além da própria fruta podemos consumir diversos sucos e sobremesas com as suas variadas combinações. A grande maioria são fortes aliadas a dietas, mas é preciso saber dosar. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, pois muitas têm o poder de combater doenças e garantir a saúde do corpo, assim fazendo o nosso organismo funcionar perfeitamente.

Veja a importância de cada cor das frutas e como ela auxilia o nosso organismo, assim você pode montar uma salada de fruta com inúmeros benefícios para o seu corpo.

Branca: Banana, maça, pêra, lichia. São ricas em cálcio e fósforo que fortalecem os ossos, prevenindo osteoporose, reforçando a saúde dentária e regulam os batimentos cardíacos. Além de dar mais elasticidade aos músculos.

Vermelha: Caqui, cereja, melancia, morango, framboesa. São ricas em licopeno e antocianina que previnem o estresse, estimulam a circulação e protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce. O nutriente é conhecido por ser um poderoso antioxidante.

Amarela e Laranja: Mamão, manga, pêssego, damasco, laranja. São ricas em betacaroteno e vitamina B3 que protegem o coração, fortalecem o cabelo, melhoram a visão, previnem o câncer de mama, além de ter substâncias benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso.

Roxa: Uva, figo, jabuticaba, ameixa, amora. São ricas em antocianina, ácido elágico e vitamina B1 que protegem o coração, aumentam a disposição, metaboliza a glicose e retarda o envelhecimento.

Verde: Kiwi, limão, abacate, carambola. São ricas em cálcio, ferro, potássio, luteína, betacaroteno e vitaminas que protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres e têm efeito anticancerígeno, além de hidratar o cabelo e a pele.

Marrons: Cereais integrais e sementes como nozes, castanhas e amêndoas. Ricas em fibras, vitaminas e selênio que controlam o colesterol e diabetes, combatem a ansiedade e a depressão, regulam o intestino, previnem doenças cardiovasculares e melhoram a disposição mental.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Protetor solar o companheiro do verão!




Protetor solar o companheiro do verão!


Agora é hora de falar da importância de se proteger do Sol durante a estação mais quente do ano. Pois é nessa época que vamos cada vez mais as praias e piscinas e ficamos o dia inteiro expostos ao Sol, tudo em busca daquele bronzeado que perdemos ao longo do ano.

O Sol pode ser ótimo para nós, mas se não soubermos como nos proteger ele pode se tornar um grande inimigo, os seus danos são muitos. Os mais comuns são o câncer de pele, envelhecimento precoce e queimaduras.

Evite exposição ao Sol entre 10 e 16 horas, também não aconselhamos a permanecer por longos períodos na mesma posição, como dormir, sendo ideal mudar de posição frequentemente.

As áreas mais sensíveis como rosto, lábios e cabeça, principalmente para os calvos, necessitam de um cuidado maior e, portanto, um protetor solar com FPS mais alto. Evite também enquanto estiver tomando Sol, produtos como perfumes, descolorantes, pois em geral eles ajudam na promoção das queimaduras e aumentam a probabilidade de alergias.

Encontre o seu tipo ideal de protetor! Para peles com oleosidade e tendência a acne deve-e optar por gel, oil free ou efeito de toque seco. Em áreas com pelo ou atletas que suam muito usa-se em forma de spay. Para as peles secas o ideal é optar por filtros com hidratantes ou antioxidantes na sua formulação.

Mas o ideal realmente não é usar apenas nessa época do ano, o uso do filtro solar deve ser diário e pode diminuir até 80% a incidência dos raios solares na pele. O protetor não tem contra indicação e já é recomendado a partir dos 6 meses de idade.

Temos dois tipos de proteção o Protetor e o Bloqueador. O Protetor solar ameniza os efeitos dos raios ultravioletas, já o Bloqueador funciona como um filtro, não deixando que os raios UVA e UVB penetrem na pele. Mas qual a diferença desses raios?
  •      UVA: Ajuda no envelhecimento precoce da pele, quando em excesso, além de causar o bronzeamento.
  •    UVB: Já esses raios ajudam nas lesões, em especial a eritema, causando queimaduras, que podem se transformar em problemas mais graves com o tempo. Também proporciona envelhecimento precoce e câncer de pele.
  •      UVC: Esses raios podem ser muito prejudiciais para a pele. Estimula em grande parte o envelhecimento precoce da pele.
  •      Raios infravermelhos: Provoca o calor exaustivo que sentimos, além da desidratação.