segunda-feira, 29 de junho de 2015

Alimentação saudável no inverno!



Nos dias frios o metabolismo corporal fica mais acelerado, pois necessita produzir maior quantidade de calor para manter a temperatura do corpo e esse gasto maior de energia aumenta a fome. Mas apesar do metabolismo ficar mais acelerado temos que tomar cuidado, pois nessa época do ano  também consumimos alimentos com um número maior de calorias. Muitas pessoas não sabem, mas é possível perder peso no inverno, basta fazer as trocas corretas.

No inverno as pessoas acabam não consumindo verduras (folhas) que apresentam baixas calorias e ajudam na saciedade, podemos então ingerir os alimentos mais quentes e picantes, trocar as saladas frias por preparações mais quentes como às verduras refogadas, os vegetais são fundamentais para um emagrecimento saudável, pois são ricos em fibras.

Tome muito cuidado com as bebidas quentes, como chocolate quente, pois apresentam alto valor calórico. Troque o chocolate pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Os chás além de nos manter aquecidos, com a sensação de bem-estar são ótimos aliados ao emagrecimento, pois não contém calorias e ajudam na saciedade. Alguns alimentos podem dar aquela mãozinha na hora de emagrecer também, opte pelos chás que levam ingredientes termogênicos, ou seja, para ser digerido faz com que o organismo gaste mais calorias, auxiliando nas dietas de emagrecimento (gengibre, canela, chá verde, chá de hisbicus com amora etc.).

As sopas pode ser também uma excelente opção para auxiliar o emagrecimento neste período de inverno, desde que ela seja preparada de forma correta. A sopa deve ser preparada à base de legumes e hortaliças, sem óleo ou creme de leite e conter carnes magras. Mas evite os seus acompanhamentos, como os pães, croutons e torradas em grande quantidade.

Ao invés do fondue de chocolate opte pelas frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria e levam alguns alimentos termogênicos na preparação.

Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

sexta-feira, 12 de junho de 2015

As vantagens do tênis de mesa



O tênis de mesa apareceu com um novo formato na Inglaterra, porém existem alguns indícios de que ele surgiu originalmente na Grécia antiga.  Foram os próprios turistas ingleses que trouxeram esse esporte para o Brasil, inicialmente utilizando materiais improvisados totalmente adaptados como caixas de charutos para utilizar como raquetes, rolhas arredondadas como bolas e livros como rede.

Aos poucos o tênis de mesa foi tomando o formato atual como conhecemos hoje, sendo um dos esportes mais populares no mundo. O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa surgiu em 1927 em Londres, mas ele só se tornou um esporte olímpico em 1988 nas olimpíadas de Seul (Coréia do Sul).

O tênis de mesa trás consigo uma infinidade de benefícios, pois é considerado um dos esportes mais completos por desenvolver a capacidade física e mental dos praticantes. Possui também a questão social e o desenvolvimento motor muito elevado, além da sensação de bem-estar proporcionado pela atividade.

Muitas pessoas chegam a duvidar da perda calórica quanto ao tênis de mesa, mas podemos afirmar que é possível perder calorias dentro da sua prática. Logicamente que varia muito quanto ao metabolismo de cada pessoa, da intensidade e do tempo de sua realização.

Venha passar bons movimentos e praticar um ótimo esporte conosco, uma maneira sadia de se divertir, perder calorias, além de fazer boas amizades. Para que a atividade seja mais produtiva, precisamos aprender a apreciá-la e o tênis de mesa tem tudo para ser um dos esportes ao qual você poderá se identificar.


Luana Diniz
Recreadora do Spa Med Sorocaba Campus



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Exercícios físicos no inverno!


Notamos que no verão muitas pessoas praticam mais exercícios físicos tanto na academia como nos parques e nas ruas, percebemos um número maior de pessoas caminhando de manhã ou à noite.

Mas à medida que a temperatura vai caindo tendemos a deixar de praticar exercícios, com isso observamos que as pessoas que encontrávamos na pista de caminhada desapareceram. Isso é conhecido como os atletas do verão.

O que devemos estar ciente é que não ficamos esteticamente preparados no verão começando a fazer exercícios no verão, a melhor coisa é praticarmos exercícios no inverno para estarmos muito bem no verão. Além de contar com o fator saúde, que devemos praticar exercícios sempre para manter uma vida saudável.

No inverno o metabolismo fica muito mais acelerado, pois o consumo de glicose como fonte de energia é grande para manter a temperatura corpórea. Podemos notar que sentimos mais fome neste período, mas há também uma maior ingestão de alimentos gordurosos. Sendo assim devemos aumentar a intensidade dos exercícios neste período, onde o gasto calórico fica potencializado, tendo um maior resultado.


José Marcelino


Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus