quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Alimentos que auxiliam na dieta!



Alguns alimentos podem ser grandes aliados na perda de peso, pois nos dão a sensação de saciedade e ajudam a segurar a fome até a próxima refeição. Dê preferência para os alimentos ricos em fibras como as frutas, verduras e legumes, que além de possuírem fibras, vitaminas e minerais, apresentam poucas calorias. Veja abaixo alguns alimentos que vão ajudar e muito na sua dieta:

  • Folhas cruas: apresentam alto teor de fibras e ajudam a espantar a fome, pois alface, rúcula, agrião, couve e espinafre exigem mais da nossa mastigação;
  • Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo;
  • Alimentos integrais: colaboram para saciar a fome por causa das fibras dos grãos. Os pães e massas integrais ajudam a manter o nível de açúcar no sangue mais equilibrado, evitando que a fome volte logo. Ideal para ser consumidos no café da manhã. Mas lembrem-se pães e massas apresentam quantidades maiores de calorias, por isso evite o consumo exagerado;
  • Leite e derivados: por serem fontes de proteína o processo de digestão é lento e consequentemente retarda a fome. Pode ser consumido entre as refeições como lanche da tarde ou ceia. Dê preferência ao leite e iogurtes desnatados, pois apresentam menor quantidade de gorduras;
  • Linhaça: têm em sua composição o ômega 3 e ômega 6, é um alimento funcional por ter nutrientes importantes para nosso organismo. Contribui para o esvaziamento gástrico lento, diminuindo o apetite pela grande quantidade de fibras;
  • Chia: a semente apresenta alto teor de fibras e tem a capacidade de formar uma proteção no estômago que auxilia na redução do apetite, pois aumenta ainda mais a saciedade;
  • Chá: os chás em geral são boas opções para quem quer ter saciedade sem ingerir calorias, o consumo de chá mantém o estômago preenchido evitando a sensação de fome. É possível usar alimentos termogênicos para fazer o preparo dos chás. Algumas opções são: chá de canela, chá de gengibre, chá de hibisco com amora, chá verde etc. Isso vale para os chás naturais de erva ou sache sem açúcar que não contêm calorias, não consuma os chás prontos, pois contém sódio o que contribui para a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.


 Dicas:
O ideal é fracionar a alimentação de 3 em 3 horas e incluir alimentos que possua fontes de fibras em todas as refeições, isso irá garantir uma sensação de saciedade por um período maior.

Lembre-se de mastigar muito bem os alimentos, pois o estômago demora cerca de 20 minutos para liberar hormônios que auxiliam a sensação de saciedade. Se comermos rápido, este mecanismo não é ativado e acabamos por consumir além da necessidade.

Na hora das refeições principais, sirva-se primeiro de salada. Quanto mais colorida ela for mais vitaminas, minerais e fibras presentes.


Aline Garrido
Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Saiba mais sobre a massagem modeladora!



A massagem modeladora é executada através de movimentos rápidos, repetitivos e firmes sobre os tecidos do corpo, favorecendo a quebra das células de gordura localizada que são eliminadas pela corrente sanguínea.


Essa técnica de massagem consegue atingir as camadas de tecido com o maior nível de concentração de gordura como, por exemplo: barriga, pernas, braços e cintura. O profissional que aplica a massagem modeladora utiliza cremes específicos que auxiliam na redução de medidas, combate a gordura, celulite e a flacidez. 

Benefícios
  • Os principais benefícios estão na melhora da oxigenação dos tecidos, a quebra da cadeia de gordura e a melhora do tônus muscular;
  • Combate a celulite: O conjunto de distúrbios no metabolismo de líquidos e lipídeos forma a celulite, que é um tecido mal oxigenado, subnutrido e desorganizado;
  • Combate a flacidez: O enfraquecimento das fibras de sustentação dos tecidos ou falta de tonicidade da pele geram a flacidez;
  • Combate a gordura localizada: Por heranças genéticas ou excessos alimentares, o tecido gorduroso se acumula em locais determinados mais que em outros locais. São mais encontradas na região do bumbum, coxas e culote;
  • Perder medidas: Além de eliminar celulites, quebrar gordura e combater a flacidez, a perda de medidas é um resultado natural da massagem modeladora, principalmente na região dos quadris.

Indicações

Combater a hidrolipodistrofia genóide (celulite), combater a gordura localizada, hidratar a pele, relaxar a musculatura, ativar a circulação sangüínea; ajuda a combater a flacidez, prevenir estrias e varizes.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Alimentos que ajudam no bronzeado!



O verão logo está chegando e para quem gosta de ficar com aquele bronzeado já pode começar a se preparar, não adianta a exposição ao sol por muito tempo se a pele não está pronta para isso. Além do famoso bronzeador para o corpo, conseguimos também através da alimentação encontrar fortes aliados para um lindo bronzeado, você pode adicionar as suas refeições frutas, verduras e outros alimentos para alcançar um bronzeado uniforme e duradouro.

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante precursor da vitamina A que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele e os antioxidantes fazem uma proteção aos danos que a exposição solar pode causar, assim ajudam na prevenção contra envelhecimento da pele.   

Alimentos ricos em vitamina A e carotenóides são os que mais ajudam a manter a cor e podem ser encontradas nos alimentos amarelos ou alaranjados como mamão, manga, abóbora, cenoura ou folhas escuras como couve, espinafre e agrião, que também são ricas em vitamina A e carotenóides.  Consuma também alimentos antioxidantes com vitamina C, que são  encontradas em frutas cítricas com a laranja, abacaxi, acerola e com vitamina E que são encontradas na gema de ovo, sementes de girassol, gergelim e castanhas.

Consuma diariamente os alimentos citados ao longo do dia sem exagerar na quantidade, vai ajudar com que o seu bronzeado dure por muito mais tempo. Não se esqueça de manter uma boa hidratação, deve-se consumir pelo menos 2 litros de água durante o dia entre outros líquidos como água de coco, sucos de frutas e chás.


Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus