terça-feira, 31 de julho de 2012


Cuidando do Corpo: Atenção com a má postura
Nos dias de hoje, estar atento à postura tem sido um desafio. O nosso cotidiano favorece em diversos níveis a ação incorreta do corpo, e esse costume não é nada bom para a nossa saúde. Descobrir os fatores que nos levam a esse comportamento é o primeiro passo para o evitarmos, já que ele pode nos causar conseqüências graves.
O fisioterapeuta do SPA Med Sorocaba Campus, Dr. Ivan Mattiaso, cita as principais causas que levam a uma postura irregular. “A mobília incorreta no trabalho, como a cadeira e mesa em distância e altura incorretas, modo errôneo de direção de veículo, movimentos repetitivos, exercícios físicos feitos de maneira errada e a obesidade são alguns dos fatores que levam à má postura”.
O especialista alerta para os danos causados por esse mau comportamento. “ Parece inofensivo, mas pode nos levar a ter problemas de saúde, como dificuldades respiratórias, deformidades das estruturas ósseas e hérnias graves”.
Ainda segundo o fisioterapeuta, é importante se atentar à obesidade, pois além de ser umas das principais causas do problema, quem a possui pode estar mais vulnerável às suas conseqüências. “Devido a ação da gravidade, o obeso sofre sobrecarga nas articulações, gerando cifose acentuada, maior tendência a dificuldade respiratória e problemas graves de circulação”, explica.
Mas diante de tantas dificuldades em nos adequarmos a uma postura saudável, há tratamentos especializados no caso, e que podem tratar de maneira eficiente o problema. “O RPG (Reeducação Postural Global) é indicado para esse tipo de dificuldade, pois corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. O pilates também entra como auxiliar infalível, trabalhando com o reforço muscular”, finaliza.

segunda-feira, 30 de julho de 2012


Alimentos Funcionais
O termo “funcionais” foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80, sendo aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, apresentando propriedades benéficas além das nutricionais básicas, auxiliando na redução de riscos de doenças crônico degenerativas.
A importância do consumo destes alimentos é devido ao fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida que envolve sedentarismo e maus hábitos alimentares. E o consumo de alimentos funcionais pode conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.
Para alcançar os benefícios que estes alimentos podem nos trazer é necessário o consumo regular.
Abaixo alguns compostos presentes nos alimentos funcionais, seus benefícios e fontes
Betacaroteno- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
 Fontes: mamão, cenoura, abóbora, damasco, espinafre e couve.
Licopeno- Antioxidante relacionado à redução do risco de câncer de próstata.
Fonte: Tomate
Flavonóides- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Fontes: Suco natural de uva e vinho tinto
Isoflavonas- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fonte: Soja
Acido graxo ômega 3- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fontes: Peixes, óleo de peixe.
Pro bióticos - ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismos patogênicos.
Fontes: leite fermentado e iogurte.
Fibras- Redução do risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo.
Fontes: frutas, legumes, verduras em geral e cereais integrais.





Nutricionista: Aline Fernanda Rodrigues von Gal de Queiroz

sexta-feira, 27 de julho de 2012


Bambuterapia: massagem que relaxa e embeleza
Uma técnica inovadora de massagem, que surgiu no Brasil há apenas cinco anos, pode atuar de três maneiras diferentes: relaxando, drenando e modelando. Aplicada utilizando o bambu em vez das mãos, o procedimento trazido pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallem, tem sua procura aumentando a cada dia.  
A fisioterapeuta responsável pela aplicação da massagem no SPA MED Sorocaba Campus, Tamara Martins, explica a vantagem do tratamento em ser realizado com o bambu, e não com as mãos. “A massagem realizada com bambus age como se fosse o prolongamento dos dedos,  por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Promove um grande relaxamento, principalmente na região dos ombros, onde acumulam-se grandes tensões musculares.”
O sucesso da bambuterapia não é à toa, pois ela pode oferecer diferentes benefícios. “Ela melhora o equilíbrio físico, emocional e energético, pois proporciona um grande relaxamento. Tem efeito de drenagem, ajudando a eliminar as toxinas, e que ainda pode proporcionar efeito modelador, tratando de forma coadjuvante a lipodistrofia ginóide, a famosa celulite, e a gordura localizada”.
O tipo de resultado também depende do que o paciente deseja.  “A bambuterapia nos proporciona diferentes formas de trabalhar, por isso é muito importante antes de começar qualquer terapia, uma boa avaliação e saber o objetivo que o paciente quer alcançar”, afirma a especialista.
O número de sessões para um bom resultado pode variar de acordo com o tipo de aplicação da massagem, ressalta a doutora. “Se o objetivo é buscar a melhoria do contorno corporal, modelagem, tratamento coadjuvante para celulite e gordura localizada, o ideal seria de duas a três vezes na semana em dias alternados.  Se o objetivo é buscar o relaxamento, 1 a 2 terapias na semana. A massagem não tem contra indicações, e vai da necessidade do corpo em seu estado físico”, finaliza.

quinta-feira, 26 de julho de 2012


A importância do café da manhã

Para os que buscam uma vida saudável, a primeira refeição do dia é essencial. Por mais que muitos achem o contrário, tomar um bom café da manhã contribui para o processo de emagrecimento.
Segunda a nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, Aline Von Gal, há pessoas que acreditam que deixar de lado a refeição matinal vai fazer com que perca peso. “Quem quer emagrecer costuma acreditar que assim vai ingerir menos calorias. Mas na verdade, é fundamental que ele seja realizado, e com qualidade, principalmente na dieta de emagrecimento, pois pode auxiliar a reduzir a fome nas próximas refeições”.
Aline orienta que o café da manhã deve ser tomado logo ao acordar para garantir energia ao corpo para as atividades diárias.  “O intervalo entre a última refeição do dia e a primeira do próximo é longo, pois durante o sono da noite ficamos sem nos alimentar e o nosso organismo continua trabalhando mais lentamente para nos manter vivos, gastando energia”.
É importante que a pessoa mantenha o fracionamento das refeições durante o dia. A doutora explica que se isto não ocorrer, provavelmente, você irá comer mais na próxima refeição, quebrando a dieta.


O café da manhã ideal deve conter:

Frutas
Cereais
Pães integrais
Queijos
Leite desnatado

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Festa Julina 2012!

Quem achou que depois do Sparraiá a festança tinha acabado, se enganou!


Mais uma festa caipira animou a noite de sexta!


Música ao vivo e muitas brincadeiras animaram a festança...





A quadrilha, mais uma vez, foi o ponto alto da festa, sô!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A ordem dos cosméticos


Primeiramente, os produtos de limpeza da pele, como sabonete liquido facial, gel ou espumas de limpeza facial.

 Após, o adstringente e o tonificante para complementar a limpeza e o preparo da pele para receber os produtos de tratamento.

A seguir, os produtos para tratamento da pele da face, área ao redor dos olhos, pescoço e colo: como hidratantes nutritivos, antioxidantes, clareadores, etc. A escolha, se em creme, loção, serum, gel, e outros será de acordo com o tipo de pele da paciente e área a ser tratada.

A seguir, o protetor solar. E, por último, a maquiagem se for usar.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

2° Sparraiá do ano vai agitar a sexta-feira!

Quem não esteve na festa junina do mês passado, tem a oportunidade de estar no 2° Sparraiá do ano!

A festa, que desta vez será  julina, promete muitas brincadeiras tradicionais,música ao vivo e comidinhas típicas durante toda celebração.


Vamo aproveitarrr sô!




terça-feira, 17 de julho de 2012

Spa Med recebe a atriz e modelo Vanessa Zotth

A Dona Fifi da Escolinha do Gugu da rede Record, que iniciou sua vida profissional no programa Fantasia do SBT e ainda fez parte do grupo Banana Split, passou dez dias no Spa Med. 



A bela buscou aproveitar as férias de maneira saudável para ficar ainda mais bonita!


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sobremesa diet para o final de semana


Queijadinha de Coco

 Ingredientes:
1 peça de ricota (300g)
2 ovos
1 xícara de leite desnatado (200ml)
½ xícara farinha de trigo
2 colheres de sopa de adoçante
1 colher de sopa de fermento

Cobertura:
1 caixa de pudim de coco diet
250ml de leite desnatado
250ml de água

Preparo da massa:
Bata no liquidificador, os ovos, o leite, o adoçante e a ricota. Por último acrescente o fermento já misturado com a farinha de trigo.
Leve para assar em forma untada e forno pré-aquecido.

Preparo da cobertura:
Leve ao fogo todos os ingredientes até engrossar  e despeje sobre a massa assada.
Decore com coco ralado fresco.


Rendimento: 25 porções

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Deixando o sal de lado

As ervas são ricas em vitaminas e minerais, e não apresentam calorias e nem sódio, o que é responsável por elevar a pressão arterial e reter líquidos no organismo. Por isso, o ideal é deixar o sal de lado e utilizar ervas para realçar o sabor das refeições.
Confira alguns temperos que podem substituir o sal, e os alimentos que mais combinam com eles. Lembrando que essas ervas podem ser utilizadas a gosto, mas sem exageros.

Açafrão: Frango e peixe.


Curry: Carnes e peixes.
Salsa: Sopas.

Orégano: Pode ser utilizado em molhos, peixes, carnes e saladas.

Louro: Feijão, molhos e sopas.

Coentro: Legumes, arroz, peixes e molhos.

Gengibre: Arroz, carnes, peixes e molhos.

Nutricionistas: Aline Queiroz e Aline Garrido

terça-feira, 10 de julho de 2012

Frutas flambadas na calda de gengibre


Ingredientes:
4 morangos
8 cubinhos de manga 
2 fatias finas de abacaxi 
8 cubinhos de maçã
4 rodelas de banana
1 colher de sopa de Frutose
2 colheres de sopa de adoçante em pó
1 concha de conhaque
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de creme de leite light 
2 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
1 colher de sobremesa de mel

Modo de Preparo: 
Corte as frutas dividindo em 4 partes iguais.
 Em uma Frigideira derreta a frutose até ficar em ponto de caramelo, coloque as
frutas fritar nesta calda e flambe com o conhaque. Coloque as frutas com a calda
em taças e reserve.
Calda → Misture o creme de leite com o iogurte, o gengibre e o mel. Sirva sobre
as frutas.

Rendimento: 4 porções.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Peeling de Cristal: sua pele renovada rapidamente


Para ficar com uma pele jovem e macia, já imaginamos passar por tratamentos demorados e doloridos. Porém, o Peeling de Cristal mostra que é possível o contrário.

 O Peeling de cristal é um procedimento italiano que trabalha com auxílio de um aparelho com sistema a vácuo, promovendo a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Segundo a responsável pela aplicação do tratamento no Spa Med Sorocaba Campus, Virginia Gabriotti, o método é indicado para as peles que apresentam cicatrizes, acnes, manchas, rugas finas e fotoenvelhecimento (envelhecimento decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida).

De acordo com a especialista, o procedimento é simples e a recuperação é rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades no mesmo dia. “ O peeling de cristal é o procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos pela simplicidade e rápida recuperação, por isso o chamam de Lunch Peel, o peeling na hora do almoço, devido a rapidez da recuperação”.

O método apresenta resultados de melhora do tônus e textura da pele já na primeira sessão. Ainda segundo a profissional, a esfoliação progressiva da superfície cutânea feita pelos micro cristais remove as células mortas e estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais fina e macia.

A aplicação leva em média 30 minutos, e por se tratar de um método mecânico, não deixa resíduo, o que possibilita a exposição à luz solar (com o uso de protetor solar) sem danos à pele.





quarta-feira, 4 de julho de 2012

Spa Med Sorocaba Campus disponibiliza refeições prontas para quem quiser manter a dieta em casa


 Komida de Spa oferece kits de 600 ou 800 calorias diárias


Pratos saborosos, hipocalóricos e hiposódicos, sem corantes, conservantes ou quaisquer substâncias químicas prejudiciais à saúde, com base nos cardápios do Spa Med Sorocaba Campus. Assim é a Komida de Spa, resultado de mais de 30 anos de experiência em elaboração de dietas em spa.  Divididas em almoço e jantar, com instruções detalhadas para as refeições intermediárias, elas visam atender quem necessita perder peso mesmo após o período de internação ou quem quiser fazer a dieta em casa até atingir seu peso ideal.

Os kits são compostos por 30 pratos com seus respectivos acompanhamentos, especialmente para quinze dias. Junto com a dieta a recomendação é que o paciente não deixe de fazer as refeições intermediárias e pratique também atividades físicas regulares. Para se atingir os resultados pretendidos é importante que a dieta seja levada de forma séria, sem interrupções.

Pioneira no Brasil em dietas hipocalóricas a Komida de Spa teve orientação do Dr. Mauro Tadeu Moura, médico endocrinologista e metabologista, fundador do Spa Med Sorocaba Campus. Vale dizer que a dieta mantém os mesmos percentuais de proteínas, carboidratos e gorduras de uma dieta normal, porém com menos calorias.

Elaborados sob supervisão de nutricionista, seguindo todas as normas estabelecidas pela vigilância sanitária, os pratos são congelados e são entregues acondicionados em caixas de isopor com gelo seco no seu interior para manter a integridade do produto.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Com apoio do Spa Med, Judoca alcança 4° lugar no campeonato paulista sub 20

A jovem judoca Julia Bueno acaba de conquistar o 4° lugar no campeonato paulista de judô.


A atleta conta com o apoio do Spa Med, onde passou 30 dias para treinar e se preparar para as competições do ano.


Boa sorte, Julia!