terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comum entre os adolescentes, acne também é problema de adulto

A acne é um problema que está, na maioria das vezes, relacionado aos adolescentes. Mas, mesmo que isso seja verdade, adultos também podem sofrer com ela. A Dra. Raquel Ginez, fisioterapeuta especializada em dermato-funcional do SPA MED Sorocaba Campus, explica melhor a acne e suas causas:

O que é acne?
Dra. Raquel Ginez – A Acne vulvar, como é chamada, é uma condição inflamatória da pele.

Como é causada?
Dra. Raquel Ginez - A acne vulvar é um distúrbio multifatorial que afeta a unidade pilossebácea. Localiza-se predominantemente na face, região peitoral e dorso. Sua causa consiste na conjunção de seborréia, hiperceratose do ostio folicular, aumento da população de propionibacterium acnes e reação inflamatória provocada pele interação desses elementos.

A acne é apenas um problema na adolescência?

Dra. Raquel Ginez - Ë uma doença dermatológica mais comum entre os adolescentes, afetando aproximadamente 80% dos jovens entre 12 e 16 anos, mas podem afetar também adultos.

Quais são as causas dela na vida adulta?

Dra. Raquel Ginez - Como na adolescência, a causa principal é o desequilíbrio hormonal, que gera um excesso na produção de sebo que acaba por obstruir a abertura do folículo pilossebaceo e a dilatar a glândula, dando origem ao comedão aberto ou fechado. Os comedões favorecem a proliferação de microrganismos, provocando a inflamação.

Maquiagens e cremes podem causar acne?

Dra. Raquel Ginez - Podem sim, A escolha da maquiagem e cremes são de suma importância, pois não podem causar oleosidade a pele. A maquiagem pode ser utilizada, mas, a dica é sempre retirá - la muito bem (reequilibrando o ph de sua pele). E, nunca durma de maquiagem.

Existem tipos diferentes de acnes?

Dra. Raquel Ginez - Sim. Existe a acne cosmética, acne ocupacional, acne mecânica ou oclusiva, acne por detergente, acne medicamentosa e a acne na mulher adulta.

A acne pode ser um sinal de que algo não vai bem no organismo?
Dra. Raquel Ginez - Problemas como desequilíbrios hormonais e fatores emocionais também podem atuar como agravantes.

Alimentação inadequada pode causar acne?
Dra. Raquel Ginez - Em relação à alimentação, existe o conceito entre os leigos de que alguns alimentos agravariam a acne, como chocolate e alimentos gordurosos.A influência da alimentação é raramente observada.Porém, não podemos ignorar totalmente o senso comum e como chocolates e alimentos gordurosos em excesso são prejudiciais. Vale, então, a lei do equilíbrio.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Parafango: os benefícios que vêm de longe

Você sabia que uma lama que vem do vulcão pode ser a solução para os problemas estéticos?

O parafango é uma lama vulcânica que se mistura à parafina, e que diante dessa combinação, tem a capacidade de reduzir medidas, combater a celulite, além de tratar artrites crônicas. Esse tratamento, que tem como principal ingrediente os nutrientes que vem do vulcão, gera esses benefícios devido ao seu poder térmico.
Esse poder, que também é oclusivo, luta contra o acúmulo de gordura, ativa a circulação e elimina as toxinas, ao mesmo tempo em que tonifica os tecidos e suaviza a pele, resultando em um verdadeiro tratamento regenerador.

Aplicação:
Com a pele devidamente limpa, aplica-se a lama com pincel no corpo todo, exceto no rosto. Em seguida, envolve-se a cliente em plástico filme. O tempo de ação é de 30 minutos, após isso, retira-se a parafina e hidrata-se o corpo. Para melhores resultados, ela recomenda de 5 a 10 sessões. Não há contra indicações.

30/01/2012

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Futebol de sabão é pura diversão!

Nesta quinta-feira (26) o SPA MED preparou uma surpresa para a garotada: uma partida de futebol de sabão!



As crianças - e os adultos que também entraram na brincadeira - se divertiram durante a manhã, que apesar de nublada, não atrapalhou nada a competição saudável e animada!

27/01/2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Orientação para os pais

Dê bons exemplos aos seus filhos pelo seu próprio estilo de vida, as crianças costumam imitar os hábitos dos pais. Quando necessária a reeducação alimentar de um dos membros, toda a família deverá participar.

Sirva de exemplo e coloque as crianças para se alimentarem junto com os adultos, para que ela possa apreciar todos os alimentos servidos, principalmente verduras, legumes e frutas;

A criança deve comer de tudo, sem excesso.

Atualmente, recomenda-se a ingestão de 5 porções de frutas, legumes e verduras na alimentação diária. Esta é uma boa forma para se iniciar a mudança do comportamento alimentar da criança e do adolescente;

As refeições devem ser feitas em horários regulares e em locais apropriados. Evitar o consumo de alimentos em frente à TV ou computador;

Prepare o lanche escolar do seu filho, caso a cantina da escola ainda não esteja oferecendo alimentos nutritivos;

Não ofereça sempre o mesmo tipo de comida. O cardápio deve ser variado, colorido;
A tarde incentive a criança a deixar de lado as bolachas e os salgadinhos e explique a ela as vantagens da troca para frutas ou iogurtes;Devemos educar nossos pequenos sobre a importância da ingestão diária de alimentos saudáveis, eles nos agradecerão no futuro.

Atenção Pais!!! Evite os vícios alimentares, não faça dos “fast foods” uma rotina na alimentação de seu filho;

Fique atento ao consumo de alimentos supérfluos, propagados pela mídia nos meios de comunicação, e pela influência dos coleguinhas;

Se o seu filho não têm limites, marque um dia da semana para os excessos (guloseimas, refrigerantes, salgadinhos, etc).

O comportamento das crianças não deve ser premiado ou castigado através da alimentação;

Não ofereça recompensas em troca de prato vazio (dá idéia à criança de que comer não é bom);

Não ameace a criança que não quer comer com castigo. Isso aumenta sua repulsa à comida. Haja sem pressão e com calma.

Incentive a atividade física, através de brincadeiras como jogar bola, brincar de esconde-esconde, andar de bicicleta, entre outras.

Lembre-se que os adultos são os principais responsáveis pela formação dos hábitos alimentares das crianças.

25/01/2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ajustando o corpo com o Seitai

Muito usado pelos samurais para se recuperarem fisicamente após as batalhas, o Seitai, hoje, é utilizado no mundo todo. Sendo Sei = ajuste, e Tai = corpo, a massagem é um tratamento que atua, através do alinhamento corporal, contra as dores e o estresse. Além disso, tem grande poder relaxante e auxilia na circulação da energia vital, chamado de Ki.

23/01/2012

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pilates: Os benefícios para a terceira idade

A expectativa de vida no Brasil, que cresce a cada ano, simboliza um período de otimismo para a população. O fato de termos em nossa sociedade um alto número de idosos permite vermos uma taxa considerável de desenvolvimento em nosso país. Contudo, devemos nos atentar não só para a longevidade dos cidadãos, mas também, na qualidade de vida.
Por isso, a medicina se encarrega em buscar novos rumos para atender esta parte da sociedade que necessita de atenção e cuidados. Partindo desse princípio, o Pilates, já muito conhecido por ser um método inovador - que estimula o alongamento e a concentração -, traz consigo um grande potencial para atender todos em qualquer idade, inclusive os idosos.
Segundo a fisioterapeuta do Spa Med Sorocaba Campus Dra. Tatiane Lopes, após os 40 anos se inicia uma redução gradual e progressiva de massa muscular, tornando-se clinicamente perceptível a partir dos 60 anos, onde trazem consigo perda de equilíbrio e coordenação motora. Indivíduos saudáveis entre 70 e 80 anos tem perda de 20% a 40% da sua força física. “Os exercícios do Pilates são altamente indicados para os que estão passando por essa fase, já que auxiliam no alinhamento postural, fortalecimento muscular, melhoram a flexibilidade, equilíbrio, coordenação e capacidade respiratória”, explica a doutora.
A técnica também é uma alternativa para as mulheres que apresentam incontinência urinária, que incide principalmente na terceira idade. De acordo com a fisioterapeuta, os movimentos aplicados podem contribuir para o tratamento desse problema. “Enrijecendo a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, especialmente o perínio, se adquire maior controle sobre o fluxo da urina”, esclarece.
A especialista também ressalta que o método Pilates é uma atividade física que trabalha com a fibra muscular organizada, e por ser aplicado dessa maneira, os efeitos são mais duradouros. Além disso, vale lembrar que os idosos não devem se preocupar com impactos articulares, comum em outros exercícios físicos.
Entretanto, o único impacto observado é na auto-estima, pois ela aumenta devido ao idoso conseguir fazer movimentos que antes achava não ser possível. Assim, as aulas se tornam uma espécie de terapia, pois fazem bem ao corpo e a mente de quem está vivendo a melhor idade.

20/01/2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dica de Ginástica!

Pessoas aparentemente magras podem ter uma alta porcentagem de gordura corporal?

O fato de alguém ter baixo peso não significa, necessariamente, uma composição corporal adequada. Você pode perder também massa magra (muscular) e continuar com bastante tecido adiposo. Por isso o ideal é fazer dieta, exercícios aeróbios, musculação e alongamentos. Você irá emagrecer e ficar bonita e saudável.

19/01/2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SPA MED recebe judoca Julia Bueno


Julia Bueno, judoca que foi vice-campeã paulista e vice-campeã na Seletiva do Campeonato Sul Americano disputado em Teresina no ano passado, além de terceira colocada na Copa Revelação do Estado de São Paulo, está completando 30 dias no SPA MED. A atleta está se preparando para mais uma seletiva, agora para o Pan-Americano que acontecerá em março, em Goiás.


“Aqui realizo atividades físicas, me alimento corretamente, tenho acompanhamento médico e nutricionistas me auxiliam e isso é absolutamente perfeito para um atleta, sem falar na tranqüilidade deste lugar o que me ajuda na concentração que necessito para todos os desafios que enfrentarei esse ano”, justifica Julia.

18/01/2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dicas de Beleza

Cuidados com os cabelos oleosos:

• Condicionadores devem ser usados somente nas pontas, ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1).
• Não lave a cabeça com água muito quente.
• Evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
• Água, frutas, legumes e verduras sempre são recomendados
• Cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
• Se além da oleosidade tem caspa e coceira, procure um dermatologista.

Cuidados com os cabelos ressecados e com pontas duplas:

• Usar condicionadores após o xampu.
• Use regeneradores de pontas após o banho.
• Evite pentear freqüentemente os cabelos.
• Evite fazer escova.
• Evite o calor intenso dos secadores.

17/01/2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Personal Swiming: Aulas personalizadas de Natação!

O SPA MED, mais uma vez, inova e oferece mais um serviço exclusivo: aulas personalizadas de natação.
O aluno recebe total atenção aos mínimos detalhes, com exercícios desenvolvidos de acordo com suas possibilidades e objetivos, e garantindo a otimização do seu treinamento incentivado integralmente.
O paciente pode ter diversos objetivos, como:
- adaptação ao meio líquido; tratamento de traumas aquáticos;
-aprendizagem dos nados técnicos;
-aperfeiçoamento dos nados técnicos e rendimentos;
-gasto calórico;
-lazer ou relaxamento.
Além disso, o aluno tem a liberdade de agendar suas aulas de acordo com sua disponibilidade e preferência. Desta forma, nadar se torna um exercício ainda mais eficiente e prazeroso.

16/01/2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Peeling de Cristal: sua pele renovada rapidamente

Para ficar com uma pele jovem e macia, já imaginamos passar por tratamentos demorados e doloridos. Porém, o Peeling de Cristal mostra que é possível o contrário.
O Peeling de cristal é um procedimento italiano que trabalha com auxílio de um aparelho com sistema a vácuo, promovendo a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. Segundo a responsável pela aplicação do tratamento no Spa Med Sorocaba Campus, Virginia Gabriotti, o método é indicado para as peles que apresentam cicatrizes, acnes, manchas, rugas finas e fotoenvelhecimento (envelhecimento decorrente do efeito da radiação ultra-violeta do sol sobre a pele durante toda a vida).
De acordo com a especialista, o procedimento é simples e a recuperação é rápida, permitindo que o paciente retome suas atividades no mesmo dia. “ O peeling de cristal é o procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos pela simplicidade e rápida recuperação, por isso o chamam de Lunch Peel, o peeling na hora do almoço, devido a rapidez da recuperação”.
O método apresenta resultados de melhora do tônus e textura da pele já na primeira sessão. Ainda segundo a profissional, a esfoliação progressiva da superfície cutânea feita pelos micro cristais remove as células mortas e estimula a produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais fina e macia.
A aplicação leva em média 30 minutos, e por se tratar de um método mecânico, não deixa resíduo, o que possibilita a exposição à luz solar (com o uso de protetor solar) sem danos à pele.

13/01/2012

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SPA MED em casa!


Dicas simples e importantes das nossas nutricionistas para poder levar o SPA também para a sua casa. E assim, seguir uma vida muito mais saudável.

1.Fracionar as refeições em 6 ao dia, (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde e ceia).
2.A hidratação é fundamental, beba em média 2 litros de água e prepare sucos e chás desintoxicantes e termogênicos .
Os sucos desintoxicantes vão realizar a limpeza do organismo e os termogênicos vão acelerar o metabolismo.
3.Inicie o dia comendo cereais integrais com queijo branco, fruta, e leite ou iogurte desnatado.
No almoço consuma hortaliças e legumes. E para acompanhar carnes magras, peixe ou filé de frango opte pelo arroz integral.
No intervalo da manhã e no lanche da tarde consuma frutas. E para o jantar tome uma sopa e finalize a ceia com chás.
4.Para preparar as refeições não adicione óleo. Prepare tudo assado, cozido ou grelhado, e reduza a quantidade de sal para não ocorrer retenção de líquidos.
5.Pratique atividade física sob orientação de um educador físico para
maximizar a perda de peso.

12/01/2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Descubra os benefícios de uma caminhada correta

Quando a maioria das pessoas pensa em fazer algum exercício físico, talvez o mais comum que lhe vem a cabeça seja a caminhada. Afinal caminhar, pensam os leigos, não requer nenhum tipo de técnica. O fisioterapeuta do SPA MED Dr. Ivan Matiazo nos mostra o quanto este pensamento está errado.

As pessoas, em geral, caminham de maneira errada?
Dr. Ivan - A população em geral foi criada com uma marcha mais forte, mais extensora que causa um excesso de choque de calcanhar. Esse tipo de marcha é mais dura, com quadril duro e falta de movimentação pendular dos braços responsável pela movimentação torácica (respiração). As pessoas, principalmente as mulheres, também são ensinadas a fazer uma contração abdominal, que ocasiona travamento de bacia e de pulmão. Com isso, o diafragma fica totalmente preso causando falta de mobilidade e uma respiração inadequada para uma marcha seja ela de dois, quatro ou oito quilômetros. Tem também o andar social, ensinamento mais antigo passado pelos pais e avós, para que principalmente as meninas na fase da adolescência andem duras, sem mexer muito o quadril. Esse andar social foi criado para servir à etiqueta mas não está de acordo. E, por fim, temos muita ocorrência de mulheres que usam saltos muito altos, tamanho 15, que prejudicam sua estrutura corporal causando um empuxamento de toda a musculatura posterior.

Mas, se todas estas formas de caminhar estão erradas, qual seria a maneira correta?
Dr. Ivan - Quando uma pessoa chega aqui no SPA e eu vejo sua forma de caminhar, faço com que ela tenha uma visão dinâmica de si mesma, para que perceba como está fazendo atualmente. Então, mostro um sequência de uma marcha mais suave, mais flexora, que não implique num desgaste muito grande de tornozelos, joelhos, cabeça de fêmur e coluna, dando assim dinâmica para a marcha. Fazendo toda a movimentação da marcha, com meio apoio, balanceio e apoio final usando calcâneo metatarso cria-se um leve flexo de joelho que é suficiente para causar uma espécie de suspensão que amortiza toda aquela batida excessiva que agride duramente as articulações. Na caminhada, além de uma marcha mais leve, é ideal que o quadril esteja solto. Para os homens, não precisa rebolar. É só soltar o quadril, não deixá-lo duro para ficar parecendo o John Wayne (famoso ator de filmes de faroeste) quando vai sacar suas armas. Então, quando eu ensino isso e as pessoas entendem, ela vai ter mais qualidade de vida, um suporte maravilhoso, uma qualidade óssea futura muito boa e não vai ter desgastes ou qualquer outro tipo de patologia na nossa musculatura.

Esse tipo de caminhada pode ser praticada em qualquer terreno?
Dr. Ivan - Esse estilo de marcha não serve para grandes aclives e declives. Não serve, também, para quem usa saltos muito altos. Mas, para quem está a fim de praticar um esporte e manter uma qualidade de vida é ótimo, porque a pessoa não mais age contra a gravidade, ela vai a favor, sente que o corpo se desenvolve. É uma beleza.

Pra quem está começando, o ideal é não forçar demais?
Dr. Ivan - O ideal é fazer um trabalho de base crescente, para ir adaptando o organismo. Feito isso, a pessoa vai pegando uma forma maravilhosa.

Alongamento é imprescindível?
Dr. Ivan - Alongamento é tudo. O alongamento é um dos pilares do homem, porque nós somos flexores e vamos nos encurvando, fazendo com que percamos os alongamentos. Por isso, fazê-los é essencial.

Horário ideal para caminhar?
Dr. Ivan - Geralmente a gente programa sempre de manhã. Existe um esquema que diz que não é bom caminhar após o café, mas não há nada comprovado. De manhã, não ultrapassando o limite de onze horas, onze e meia, e à tarde no período das 16 horas em diante também dá para providenciar uma caminhada maravilhosa.

Hidratação é importante?
Dr. Ivan - Muito importante. Água de hora em hora. Um copo desde o momento de acordar até a hora de ir dormir é muito importante pra a vida. A ingestão de frutas, ou metade de uma fruta de manhã, à tarde e à noite também é importante. Fruta e água de hora em hora muda o organismo, o intestino, o esquema de vida e até a maneira de agir de uma pessoa.

11/01/2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bambuterapia: massagem que relaxa e embeleza

Uma técnica inovadora de massagem, que surgiu no Brasil há apenas cinco anos, pode atuar de três maneiras diferentes: relaxando, drenando e modelando. Aplicada utilizando o bambu em vez das mãos, o procedimento trazido pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallem, tem sua procura aumentando a cada dia.
A fisioterapeuta responsável pela aplicação da massagem no SPA MED Sorocaba Campus, Tamara Martins, explica a vantagem do tratamento em ser realizado com o bambu, e não com as mãos. “A massagem realizada com bambus age como se fosse o prolongamento dos dedos, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Promove um grande relaxamento, principalmente na região dos ombros, onde acumulam-se grandes tensões musculares.”
O sucesso da bambuterapia não é à toa, pois ela pode oferecer diferentes benefícios. “Ela melhora o equilíbrio físico, emocional e energético, pois proporciona um grande relaxamento. Tem efeito de drenagem, ajudando a eliminar as toxinas, e que ainda pode proporcionar efeito modelador, tratando de forma coadjuvante a lipodistrofia ginóide, a famosa celulite, e a gordura localizada”.
O tipo de resultado também depende do que o paciente deseja. “A bambuterapia nos proporciona diferentes formas de trabalhar, por isso é muito importante antes de começar qualquer terapia, uma boa avaliação e saber o objetivo que o paciente quer alcançar”, afirma a especialista.
O número de sessões para um bom resultado pode variar de acordo com o tipo de aplicação da massagem, ressalta a doutora. “Se o objetivo é buscar a melhoria do contorno corporal, modelagem, tratamento coadjuvante para celulite e gordura localizada, o ideal seria de duas a três vezes na semana em dias alternados. Se o objetivo é buscar o relaxamento, 1 a 2 terapias na semana. A massagem não tem contra indicações, e vai da necessidade do corpo em seu estado físico”, finaliza.

10/01/2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Deixando o sal de lado

As ervas são ricas em vitaminas e minerais, e não apresentam calorias e nem sódio, o que é responsável por elevar a pressão arterial e reter líquidos no organismo. Por isso, o ideal é deixar o sal de lado e utilizar ervas para realçar o sabor das refeições.
Confira alguns temperos que podem substituir o sal, e os alimentos que mais combinam com eles. Lembrando que essas ervas podem ser utilizadas a gosto, mas sem exageros.

Açafrão: Frango e peixe.
Curry: Carnes e peixes.
Salsa: Sopas.
Orégano: Pode ser utilizado em molhos, peixes, carnes e saladas.
Louro: Feijão, molhos e sopas.
Coentro: Legumes, arroz, peixes e molhos.
Gengibre: Arroz, carnes, peixes e molhos.

Nutricionistas: Aline Queiroz e Aline Garrido.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os benefícios do SPA Redux

Roseli Galdino, da Hidroterapia, nos explica os benefícios do tratamento SPA Redux, ideal para quem quer acabar com a gordura localizada e com as celulites.
O que é o SPA Redux?
Roseli Galdino - O SPA Redux é eficaz no tratamento da gordura localizada e da celulite. Trabalhamos com três tipos de géis, o redutor, o enzimático e o complexo anticelulítico. Ao passar na parte localizada, vai causar uma hiperemia, que é aquele vermelhão na pele e que muitas vezes o cliente pensa que é alergia, mas não é. Depois, ela vai usar um outro creme redutor para fazer a massagem modeladora, de meia hora. Após isso, o cliente é envolvido em papel-filme e colocado numa manta térmica com infravermelho longo. O infravermelho ajuda a acelerar o efeito do produto na pele, para penetrar melhor e ir diretamente para as células gordurosas onde tem mais celulite. Ele também ajuda no metabolismo, a deixar a pele mais lisa, a tirar as dores de cansaço, problemas na coluna, no ciático, dando um efeito de relaxamento. O tratamento dura mais ou menos uma hora.
Com que frequencia deve ser feito o tratamento?
Roseli Galdino - Esse tipo de tratamento deve ser contínuo. Hoje, tratamento estético é como filtro solar. Deve fazer parte do cotidiano das pessoas, pelo menos três vezes por semana.

06/01/2012

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alimentos Funcionais

O termo “funcionais” foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80, sendo aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, apresentando propriedades benéficas além das nutricionais básicas, auxiliando na redução de riscos de doenças crônico degenerativas.
A importância do consumo destes alimentos é devido ao fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida que envolve sedentarismo e maus hábitos alimentares. E o consumo de alimentos funcionais pode conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.
Para alcançar os benefícios que estes alimentos podem nos trazer é necessário o consumo regular.
Abaixo alguns compostos presentes nos alimentos funcionais, seus benefícios e fontes
Betacaroteno- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Fontes: mamão, cenoura, abóbora, damasco, espinafre e couve.
Licopeno- Antioxidante relacionado à redução do risco de câncer de próstata.
Fonte: Tomate
Flavonóides- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Fontes: Suco natural de uva e vinho tinto
Isoflavonas- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fonte: Soja
Acido graxo ômega 3- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fontes: Peixes, óleo de peixe.
Probióticos - ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismos patogênicos.
Fontes: leite fermentado e iogurte.
Fibras- Redução do risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo.
Fontes: frutas, legumes, verduras em geral e cereais integrais.

Nutricionista: Aline von Gal de Queiroz

05/01/2012

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Celulite: Entenda Melhor essa vilã

Um dos grandes obstáculos para se encontrar o corpo ideal é a celulite. Conhecida como a grande vilã da estética, a também chamada de Fibro Edema Gelóide (FEG), é causada pelo aumento e alterações do tecido gorduroso sob a pele em conjunto com mudanças na microcirculação. Esse processo se resulta no aumento do tecido fibroso, acarretando à superfície ondulações e buracos.
A pele com aspecto de “casca de laranja” aparece principalmente nas regiões do corpo mais cobiçados para se alcançar um padrão de beleza ideal, são justamente os glúteos, coxas, e abdômen, causando incomodo para a maioria das mulheres.
Sendo que nove entre dez mulheres apresentam celulite, ou seja, cerca de 95%, o contrário ocorre com os homens, já que neles esse problema é raramente encontrado. É importante lembrar que a Fibro Edema Gelóide não está relacionada com obesidade, pois pessoas com peso indicado também podem apresentar o problema.
Entretanto, é possível medir o nível da celulite, pois ela é apresentada em três estágios, o brando, o moderado e o grave. O brando é apenas percebido pela compressão do tecido entre dedos ou da contração muscular voluntária. Nesta fase não há alteração à dor.
O grau chamado de moderado se apresenta no momento em que há depressões visíveis sem compressão dos tecidos, sujeitas, portanto, a ficarem mais aparentes mediante a pressão dos mesmos, e nesse caso já existe alteração na sensibilidade.
O último estágio é o grave, nesse caso, já pode ser observado quando o individuo estiver em qualquer posição, ortotástica ou em decúbito. A pele fica enrugada e flácida. A aparência é de casca de laranja e a sensibilidade a dor está elevada.
Porém, o desejo das mulheres de amenizar o problema resultou em uma gama de tratamentos que envolvem diversos profissionais, e essas técnicas quando perfeitamente integradas podem proporcionam bons resultados.
Alguns desses tratamentos são:

• Terapia Nutricional;
• Atividades físicas;
• Terapia Medicamentosa (mesoterapia, via oral);
• Eletroterapia;
• Endermologia
• Ultra-som
• Laser;
• Massagens
• Drenagem linfática Manual;
• Tratamento cirúrgico (subcisão)

Dra. Raquel Ginez
Fisioterapeuta especializada em dermato-funcional

04/01/2012

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Feliz 2012!!

No reveillon do SPA MED, o clima já era de festa antes mesmo de anoitecer, as camisetas comemorativas foram customizadas durante a tarde e a brincadeira “amigo da onça” já prometia boas risadas.

Durante a noite, o jantar temático serviu um cardápio requintado e muito saboroso, com direito a coquetel. A chegada de 2012 foi celebrada com muita diversão em um baile animado e com queima de fogos. E no dia 1 de janeiro, almoço especial para dar boas vindas ao novo ano!


03/01/2012

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vivendo com saúde em 2012

Confira algumas orientações nutricionais, recomendadas por Aline Garrido e Aline Queiroz, as nutricionistas do SPA MED Sorocaba Campus, para um novo ano cheio de saúde:

- Fazer de cinco a seis refeições diárias, sempre em ambientes calmos, longe de tv e computador.

- Consumir, no mínimo, dois litros de água por dia.

- Eliminar o consumo de alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes e açúcares.

- Consumir diariamente gorduras “boas”, como óleos vegetais in natura, peixes, castanhas, abacate e linhaça.

- Evitar pão e arroz branco, consumindo mais alimentos integrais para auxiliar o funcionamento intestinal.

- Consumir frutas e verduras diariamente e, sempre que possível, utilizar a casca dos alimentos pois nelas estão a maior parte dos nutrientes.

Aproveite e viva com saúde!

02/01/2012