quarta-feira, 29 de junho de 2016

Alimentos que auxiliam na saciedade

Conheça os alimentos e faça as melhores escolhas nas refeições

Alguns alimentos podem ser grandes aliados na perda de peso, pois nos dão a sensação de saciedade e ajudam a segurar a fome até a próxima refeição. As melhores escolhas são os alimentos fonte de fibras como: frutas, verduras e legumes, pois além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais apresentam poucas calorias principalmente as folhas ex: alface, agrião, rúcula e etc. – “Comenta a nutricionista do Spa Med, Aline Garrido”.
Aline ressalta que o ideal é fracionar a alimentação de três em três horas e incluir alimentos fontes de fibras em todas as refeições, isso irá garantir uma sensação de saciedade por um período maior.
Mastigar muito bem os alimentos, pois o estômago demora cerca de 20 minutos para liberar hormônios que auxiliam a saciedade. Quando se come muito rápido, este mecanismo não é ativado, sendo assim o consumo é maior do que a necessidade.
Para que se consiga comer menos e mais saudável, na hora das refeições principais, comece pela salada. Segundo a Nutricionista, “quanto mais colorida ela for, mais vitaminas, minerais e fibras presentes”.

1.   Folhas cruas: apresentam alto teor de fibras. Ajudam a espantar a fome, pois alface, rúcula, agrião, couve e espinafre exigem mais da nossa mastigação.

2.    Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo.

3.    Alimentos integrais: colaboram para saciar a fome por causa das fibras dos grãos. Os pães e massas integrais ajudam a manter o nível de açúcar no sangue mais equilibrado, evitando que a fome volte logo. Ideal para ser consumidos no café da manhã. Mais lembre-se, pães e massas apresentam quantidades maiores de calorias e NÃO podem ser a vontade como as folhas cruas.

4.    Leite desnatado e derivados: por serem fontes de proteína, o processo de digestão é lento, consequentemente, retarda a fome, consumidos entre as refeições como lanche da tarde ou ceia. Dê preferência ao leite e iogurtes desnatados, pois apresentam menor quantidade de gorduras.

5.    Linhaça: tem em sua composição o ômega 3 e ômega 6, é um alimento funcional por ter nutrientes importantes para nosso organismo. Contribui para o esvaziamento gástrico lento, diminuindo o apetite pela grande quantidade de fibras.