DRENAGEM LINFÁTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO


DRENAGEM LINFÁTICA NO PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO




Saiba mais sobre a drenagem linfática no pós-operatório de uma lipoaspiração
Spa Med - Quais são os benefícios da drenagem linfática no pós-operatório?
Janete - Após a lipoaspiração, que costuma agredir bastante os tecidos locais, ocorre com frequência à formação de fibrose e com isso edema na área lipoaspirada, podendo levar a dor. A importância da drenagem linfática nesse pós-operatório é amenizar esses efeitos, evitando a dor e auxiliando nas atividades da vida diária no pós-operatório.
Spa Med - A partir de quantos dias após a cirurgia é possível começar a fazer as sessões?
Janete - Isso vai depender muito da conduta de cada médico, e da técnica utilizada, quanto antes melhor para auxiliar na redução de edemas.
Spa Med - Quantas sessões de drenagem são recomendadas, em média?
Janete - No mínimo dez sessões, sendo indicada três vezes por semana com duração de uma hora a sessão, mas pode ser realizada mais sessões se após avaliação médica, o médico achar necessário. Essa necessidade irá depender da resposta de cada organismo.
       Spa Med - A drenagem já é suficiente para amenizar as fibroses?
Janete - Em alguns casos sim, depende muito da resposta de cada organismo, mas pode ser utilizado o ultrassom, junto com a drenagem linfática, outros recursos também já estão sendo utilizados, como cinesioterapia, endermoterapia, rádio frequência e laser terapia, porém esses recursos necessitam ainda de muitos estudos, pois poucos possuem comprovação dos benefícios e eficácia nos tratamentos, devido a escassez literária e pouca informação a respeito de protocolos existentes.
Spa Med - É recomendado fazer a drenagem apenas no pós-operatório ou ela é importante também no pré-operatório?
Janete - A drenagem linfática é extremamente importante no pré-operatório, pois vai reduzir em muito os riscos de formação de edemas, formação de fibrose e na melhora da cicatrização.
Spa Med - Além da drenagem, quais outros tratamentos podem ser feitos após a lipo para melhorar os resultados?
Janete - O uso do ultrassom na fase inflamatória é recomendada, pois melhora a circulação sanguínea, linfática, nutrição celular e reabsorção de hematomas. Dependendo do tempo em que foi realizada a cirurgia, pode ser realizada uma esfoliação para remoção de células mortas, pois ajuda na melhora do tecido, facilitando a hidratação e estimulação da renovação celular.
Spa Med - Quando há necessidade de fazer o ultrassom após a lipo?
Janete - A utilização do ultrassom no pós-operatório pode ser imediato, pois está diretamente ligado ao processo de cicatrização , visto que sua eficácia já é  comprovada em inúmeros trabalhos, sendo os protocolos mais efetivos os iniciados logo após a ocorrência da lesão, ou seja na faze inflamatória. Mas quem vai determinar a liberação para o procedimento é o médico cirurgião responsável.
Spa Med - Por quanto tempo é recomendado ficar com a cinta compressora?
Janete - Em média de dois a três meses.
Janete Rosa da Silva – Coordenadora Técnica do Centro de Estética do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários