quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Benefícios do óleo de coco

 O coco pertence à família Arecaceae e à subfamília Cocoideae, o óleo é extraído a frio a partir da massa do coco. O óleo extra virgem do coco é uma fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), com efeitos positivos no tratamento de síndrome de má absorção e para algumas modalidades esportivas, devido à sua rápida absorção e solubilidade. O TCM é uma gordura diferente, sendo facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não acumulando na forma de gordura. 

É uma fonte de gordura saturada, especialmente de ácido láurico, resultando em perfil lipídico mais favorável do que uma gordura trans.

O óleo de coco deve ser utilizado com equilíbrio e moderação, podendo ser utilizado em substituição a outros tipos de gordura no preparo de alimento.

A recomendação é de que seja usado em pequenas quantidades e em preparações culinárias. Sendo resistente a temperaturas elevadas, podendo ser uma boa opção para saladas, ao refogar vegetais, omeletes, ovos, panquecas etc.

Benefícios: Propriedade antiviral, antifúngica e antibacterianas.
Calorias: 1 colher de sopa de óleo de coco contém 110 kcal em média.


Marina Lutzoff

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Exercícios físicos, obrigatórios ou prazerosos?


É muito importante deixarmos o sedentarismo de lado e praticarmos exercícios físicos, mas qual deles?

Sempre ouvimos falar em praticar exercícios prazerosos, ou seja, aquele que nos agrada, mas será que isso seria o suficiente?

Claro que melhor do que não realizar nenhuma atividade é praticar algo, porém nem todo exercício prazeroso irá satisfazer nossas necessidades e atingir nossos objetivos, devemos elaborar um programa de treinamento com as seguintes valências físicas: força e resistência muscular, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade.

Se praticarmos alguma atividade de lazer, mesmo que seja durante 3 vezes na semana e sem acompanhamento de um profissional de educação física, talvez esta atividade não desenvolva todas as valências físicas necessárias, então se gostamos de algum esporte como lazer, também temos que praticar alongamentos para trabalhar a flexibilidade e força com a musculação.

Pratique sim aquilo que você acha prazeroso, mas não deixe de praticar os obrigatórios também para uma boa manutenção da saúde.


José Marcelino

Coordenador físico do Spa Med Sorocaba Campus


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Conheça o nosso novo equipamento de bioimpedância, o InBody 370


O exame de bioimpedância é um moderno método para avaliação da composição corporal, utilizando o sistema InBody que, atualmente, é um dos equipamentos mais avançados no segmento. Em menos de um minuto já se pode ter informações completas sobre a condição corporal, e a ideal, de cada pessoa. O exame é computadorizado e aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A principal diferença deste exame para os demais tipos de avaliação consiste que a partir dele pode-se realizar um plano real de emagrecimento, reeducação alimentar e até o inicio de pratica esportiva. Diferente de uma balança comum onde enxergamos apenas um número total, a bioimpedância quantifica a perda ou ganho de massa muscular ou gordura.


Com isso contamos com um dos sistemas mais modernos e de alta tecnologia que existe, venha conhecer e entender mais sobre o seu próprio corpo.