Benefícios da banana e da Biomassa!

A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além da sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais. A fruta é rica em potássio, que ajuda a prevenir câimbras, além do fósforo, vitamina B6, cálcio, fibras e triptofano um aminoácido que ajuda a manter a saciedade e controlar a ansiedade gerando a sensação de bem estar.

Outra variedade que faz muito bem para o organismo, mas ainda é pouco consumida é a banana verde, que hoje é considerado um excelente alimento funcional por a banana ainda estar verde, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente, que é similar ao da fibra, também a fruta na versão verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis controlados. Também é considerado um prebiótico natural, ou seja, substância que ajuda na proliferação das bactérias boas presentes no intestino. A biomassa como é chamada pode ser adicionada a qualquer preparação como: shakes, sucos ou até em pratos salgados, pois não altera sabor ou cor.

Veja agora como fazer a sua Biomassa de banana verde:

Ingredientes:
·         4 unidades de bananas verdes;
·         Água.

Modo de preparo:
Lave bem as bananas com casca, em uma panela de pressão, coloque água até a metade e leve ao fogo. Assim que ferver, adicione as bananas, tampe e deixe cozinhar. Assim que a panela começar a entrar em pressão, abaixe o fogo, aguarde 10 minutos e desligue, deixe a pressão sair naturalmente.
Em seguida retire as bananas da panela, descarte a água e retire as cascas das bananas com a polpa ainda quente. Coloque as polpas das frutas em um liquidificador e bata até formar uma pasta. Depois é só guardar em um recipiente de vidro e deixar na geladeira.


Aline Garrido
Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus


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