segunda-feira, 29 de junho de 2015

Alimentação saudável no inverno!



Nos dias frios o metabolismo corporal fica mais acelerado, pois necessita produzir maior quantidade de calor para manter a temperatura do corpo e esse gasto maior de energia aumenta a fome. Mas apesar do metabolismo ficar mais acelerado temos que tomar cuidado, pois nessa época do ano  também consumimos alimentos com um número maior de calorias. Muitas pessoas não sabem, mas é possível perder peso no inverno, basta fazer as trocas corretas.

No inverno as pessoas acabam não consumindo verduras (folhas) que apresentam baixas calorias e ajudam na saciedade, podemos então ingerir os alimentos mais quentes e picantes, trocar as saladas frias por preparações mais quentes como às verduras refogadas, os vegetais são fundamentais para um emagrecimento saudável, pois são ricos em fibras.

Tome muito cuidado com as bebidas quentes, como chocolate quente, pois apresentam alto valor calórico. Troque o chocolate pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Os chás além de nos manter aquecidos, com a sensação de bem-estar são ótimos aliados ao emagrecimento, pois não contém calorias e ajudam na saciedade. Alguns alimentos podem dar aquela mãozinha na hora de emagrecer também, opte pelos chás que levam ingredientes termogênicos, ou seja, para ser digerido faz com que o organismo gaste mais calorias, auxiliando nas dietas de emagrecimento (gengibre, canela, chá verde, chá de hisbicus com amora etc.).

As sopas pode ser também uma excelente opção para auxiliar o emagrecimento neste período de inverno, desde que ela seja preparada de forma correta. A sopa deve ser preparada à base de legumes e hortaliças, sem óleo ou creme de leite e conter carnes magras. Mas evite os seus acompanhamentos, como os pães, croutons e torradas em grande quantidade.

Ao invés do fondue de chocolate opte pelas frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria e levam alguns alimentos termogênicos na preparação.

Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

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