Alimentos que auxiliam na dieta!



Alguns alimentos podem ser grandes aliados na perda de peso, pois nos dão a sensação de saciedade e ajudam a segurar a fome até a próxima refeição. Dê preferência para os alimentos ricos em fibras como as frutas, verduras e legumes, que além de possuírem fibras, vitaminas e minerais, apresentam poucas calorias. Veja abaixo alguns alimentos que vão ajudar e muito na sua dieta:

  • Folhas cruas: apresentam alto teor de fibras e ajudam a espantar a fome, pois alface, rúcula, agrião, couve e espinafre exigem mais da nossa mastigação;
  • Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo;
  • Alimentos integrais: colaboram para saciar a fome por causa das fibras dos grãos. Os pães e massas integrais ajudam a manter o nível de açúcar no sangue mais equilibrado, evitando que a fome volte logo. Ideal para ser consumidos no café da manhã. Mas lembrem-se pães e massas apresentam quantidades maiores de calorias, por isso evite o consumo exagerado;
  • Leite e derivados: por serem fontes de proteína o processo de digestão é lento e consequentemente retarda a fome. Pode ser consumido entre as refeições como lanche da tarde ou ceia. Dê preferência ao leite e iogurtes desnatados, pois apresentam menor quantidade de gorduras;
  • Linhaça: têm em sua composição o ômega 3 e ômega 6, é um alimento funcional por ter nutrientes importantes para nosso organismo. Contribui para o esvaziamento gástrico lento, diminuindo o apetite pela grande quantidade de fibras;
  • Chia: a semente apresenta alto teor de fibras e tem a capacidade de formar uma proteção no estômago que auxilia na redução do apetite, pois aumenta ainda mais a saciedade;
  • Chá: os chás em geral são boas opções para quem quer ter saciedade sem ingerir calorias, o consumo de chá mantém o estômago preenchido evitando a sensação de fome. É possível usar alimentos termogênicos para fazer o preparo dos chás. Algumas opções são: chá de canela, chá de gengibre, chá de hibisco com amora, chá verde etc. Isso vale para os chás naturais de erva ou sache sem açúcar que não contêm calorias, não consuma os chás prontos, pois contém sódio o que contribui para a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.


 Dicas:
O ideal é fracionar a alimentação de 3 em 3 horas e incluir alimentos que possua fontes de fibras em todas as refeições, isso irá garantir uma sensação de saciedade por um período maior.

Lembre-se de mastigar muito bem os alimentos, pois o estômago demora cerca de 20 minutos para liberar hormônios que auxiliam a sensação de saciedade. Se comermos rápido, este mecanismo não é ativado e acabamos por consumir além da necessidade.

Na hora das refeições principais, sirva-se primeiro de salada. Quanto mais colorida ela for mais vitaminas, minerais e fibras presentes.


Aline Garrido
Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus



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