Benefícios dos chás




Além de proporcionar um momento de relaxamento, tomar chá é um hábito saudável. Dependendo da folha usada na infusão a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, contribuindo para o aumento da ingestão de líquido e na eliminação das toxinas ao longo do dia.

Os chás em geral não apresentam calorias se consumidos sem açúcar, alguns inclusive possuem características termogênicas (para serem digeridos faz com que o organismo gaste mais calorias) e podem ser utilizados nas dietas de emagrecimento como o chá de gengibre, canela, chá branco e verde. Mas sempre aliados a uma alimentação saudável.


Chá verde e chá branco
Camellia sinensis é a árvore que dá origem tanto ao chá verde quando ao chá branco, a diferença entre os dois chás é que o branco é colhido quando as folhas estão jovens. Estudos científicos mostram que pelo chá branco ter as folhas mais jovens possui uma maior concentração de catequinas, que são considerados antioxidantes e antiinflamatórios potentes, pois inibem o fator NF-kB que é um ativador da inflamação.  Portanto, o consumo regular de chá oferece efeitos benéficos ao organismo devido à redução do processo inflamatório, auxiliando na prevenção de doenças como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além de auxiliar na perda de peso devido ao seu efeito termogênico. Sua recomendação de consumo são 4 xícaras de chá ao dia.


Hibiscus
Hibiscus sabdariffa é uma flor avermelhada com sabor semelhante ao morango que possui efeito laxante, melhora no processo digestivo e tem propriedades calmantes. A flor é rica em flavonóides que atuam como antioxidantes, auxiliando no combate dos radicais livres e ainda protege o coração.


Erva mate
Recentemente uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que consumir um litro de chá mate ao dia, dividindo em três xícaras dez minutos antes, durante ou depois das principais refeições diminui as taxas de colesterol ruim. Segundo a pesquisa isso acontece porque o mate possui algumas substâncias alcalóides e glicídios capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol. O chá deve ser feito com o mate tostado, com a água em 90°C, acrescentando a erva ou o sachê. A mistura deve descansar por alguns minutos antes de ser ingerida.


Aline Garrido

Nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

Comentários