quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Alimentos Termogênicos e Emagrecimento


Os alimentos termogênicos podem auxiliar no emagrecimento, isso porque apresentam um maior gasto energético para realizar a digestão. Este processo se dá ao fazer digestão dos alimentos, pois gastamos energia e elevamos a temperatura corporal e com isso aceleramos o metabolismo e otimizamos a queima de gordura. No entanto alguns alimentos podem ter mais gasto energéticos do que outros, acelerando ainda mais o metabolismo e induzindo o maior gasto energético.

Além disso, devemos levar em consideração alguns fatores como: genética, peso, idade, altura, sexo, dieta e a prática de exercícios constantes, sabendo que o nosso metabolismo é único e varia muito de pessoa para pessoa. Mas cuidado, o consumo exagerado desses alimentos pode apresentar sintomas como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas com problemas cardíacos devem consumir com cautela e sob orientação de um nutricionista. Vale ressaltar que o consumo desses alimentos deve estar associado a uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas para obter um melhor resultado.

Confira os efeitos de alguns alimentos termogênicos:

Água gelada: Ao consumir a água gelada o organismo queima calorias para manter a temperatura corporal normal. Podendo queimar uma média de até 200 calorias em uma ingestão de 8 copos de água.

Pimenta caiena (pimenta vermelha): Este alimento pode acelerar o metabolismo em até 20%, devido ao aumento da circulação e temperatura do corpo.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%, gerando o mesmo efeito da pimenta caiena. Ele pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá.

Ômega 3 e semente de linhaça: Além de aumentar o metabolismo melhorando a queima de gordura, este alimento funciona também como antiinflamatório, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Diminui as taxas de glicose e colesterol LDL, melhorando o trânsito devido ao teor de fibras.


Juliana Cardoso
Nutricionista no Spa Med Sorocaba Campus

Nenhum comentário:

Postar um comentário