quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Os benefícios de se praticar tênis!

Quer melhorar a sua coordenação motora, seu sistema cardiorrespiratório, a sua resistência muscular, aumentar sua agilidade e ainda queimar até 500 calorias por hora?

Então, comece a pensar seriamente em praticar tênis. Ele é um esporte de agilidade, que movimenta todo o corpo, trabalha a força muscular, queima um alto valor calórico e que exige disciplina e empenho. Ele é jogado em quadras abertas ou fechadas, por dois competidores ou duas duplas. Por trabalhar em constante movimento, o tênis exige muita atividade dos músculos dos braços, pernas, costas e abdome.

O aspecto tático do jogo mantém a sua mente ocupada, enquanto seu corpo vai adquirindo um bom preparo físico, as metas de se chegar a essa pequena bola amarela no tempo torna um esporte complexo, cheio de pequenas recompensas e desafios. O jogo é baseado em geometria e física e pode ajudar a desenvolver o pensamento tático semelhante a um jogo de xadrez. Uma vez que um jogador de tênis envolve atenção e pensamento estratégico para desenvolver padrões de ataques, o esporte ajuda a gerar novas conexões entre os nervos no cérebro.

Quanto mais você joga tênis, mais você desenvolve as habilidades de medir distância e coordenação motora. Ele testa o seu equilíbrio, velocidade, coordenação olho-mão através de uma variedade de técnicas e movimentos. Quanto melhor você se torna no jogo, melhor são os outros aspectos da sua vida.

Em um estudo realizado recentemente em Southern Connecticut State University, que testou os benefícios psicológicos de vários esportes e entre os não-atletas, jogadores de tênis pontuaram mais alto na auto-estima, vigor e otimismo e marcaram menos para fatores tais como confusão, tensão, ansiedade e depressão.

Se jogado regularmente o tênis pode ajudar a mantê-lo motivado em sua trajetória profissional, bem como ajudá-lo a superar os obstáculos que você pode encontrar em sua vida pessoal.

Outros esportes podem oferecer diferentes níveis de benefícios para a saúde, como a natação para as partes superiores do corpo, corrida para a força das pernas e futebol para o raciocínio tático, mas nenhum deles consegue a combinação eficiente de todos em um esporte como o tênis.

Mas ele não é só benefício. Você precisa tomar cuidado com os exageros para não comprometer seus músculos e adquirir lesões dolorosas. Vá com calma, cuide-se e sempre, busque a orientação de profissionais e faça avaliações antes de começar uma atividade física.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cirurgia Bariátrica

Nos casos de obesidade mórbida, sem sucesso com o tratamento clínico (medicamentos, exercícios físicos, dietas e psicoterapia) por pelo menos 2 anos, associado ou não a doenças relacionadas ao excesso de peso (diabetes, cardiopatias, pneumopatias, apnéia do sono, etc) existe a opção do tratamento cirúrgico, genericamente chamado de cirurgia bariátrica.

Técnicas cirúrgicas pioneiras surgiram há cerca de 50 anos, incialmente com estudos em animais de laboratório, em seguida humanos, porém abandonadas logo no início devido ao grande número de complicações. Em meados da década de 70, com o aprimoramento das técnicas cirúrgicas até então existentes, juntamente com a evolução tecnológica na área médica, as cirurgias passaram a ter menor número de complicações, facilitando o seguimento destes pacientes a curto e longo prazos.

As contra indicações à realização de tal procedimento são poucas, e ainda não totalmente especificadas em consensos ou relatórios médicos, mas admite-se que pacientes com elevado risco cirúrgico, secundário a condições clínicas, como: insuficiência cardíaca grave, coronariopatias, dependência ao álcool ou drogas, e distúrbios psiquiátricos graves são fatores que contraindicam a realização do procedimento.

Uma vez optado pelo tratamento cirúrgico, diversas técnicas podem ser empregadas, conforme o hábito de vida e alimentar do paciente,sendo divididas basicamente por 2 mecanismos de ação: aquelas chamadas restritivas, em que há redução da capacidade gástrica e com isso restrição na ingestão de alimentos (ex: banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical isolada), e as disabsortivas, onde há um encurtamento do trânsito normal do alimento pelo intestino, promovendo menor absorção (ex: derivação gastrojejunal em Y-de-Roux com e sem anel gástrico e derivações biliopancreáticas).

Todos os tipos de procedimento cirúrgico estão sujeitos a complicações, que variam conforme o tipo de técnica adotada e adesão do paciente às modificações alimentares exigidas para cada técnica. Nos pacientes com banda gástrica, pode haver: deslizamento da banda, erosão da parede gástrica, hemorragias ou até mesmo obstrução intestinal; em todas técnicas restritivas, vômitos e intolerância aos alimentos mal mastigados pode ocorrer. Já nas cirurgias disabsortivas, complicacões do ato cirúrgico imediato são as mesmas, no entanto, a longo prazo, principalmente carências minerais e protéicas podem levar a diversas outras doenças.

Todos indivíduos operados devem manter acompanhamento com uma equipe multidisciplinar (cirurgião, endocrinologista, nutricionista e psicólogo) por toda sua vida, prevenindo, entendendo e tratando eventuais complicacões, assim como, o ganho de peso que normalmente ocorre a longo prazo.

Dr. Lucas Tadeu Moura - Endocrinologia & Metabologia
CRM 125.324

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

I-LipeSculp

Spa Med Sorocaba CampusO novo tratamento do spa é o I-LipeSculp, que tem ação lipolítica, ou seja, ele é capaz de quebrar as moléculas de gorduras, principalmente na região abdominal e evita que novas sejam formadas ou preenchidas. Possui ativos complexos que potencializam as atividades metabólicas e enzimáticas, promovendo a diminuição dos adipócitos (células que armazenam gorduras e regulam a temperatura corporal).

Uma das revoluções do I-LipeSculpe é que ele modela e diminui rapidamente a circunferência do abdômen, pernas, coxas, glúteos e braços. Enquanto aumenta a elasticidade da pele deixando ela mais firme e hidratada. Outros itens que diferenciam ele de outros tratamentos é que ele melhora a circulação sanguínea e linfática, tendo alto desempenho na ação efetiva da redução de medidas rápidas. Os ativos lipolíticos agem de forma intensiva, diretamente sobre o tecido adiposo e indiretamente na celulite. Desta forma, acelera o combate da celulite, flacidez e gordura localizada.

O I-LipeSculp foi desenvolvido levando em consideração os princípios da barreira cutânea, desta forma, propõe o uso somente de ativos lipo e hidrossolúveis de ação lipolítica direta ao local de atuação, facilitando sua utilização e aumentando sua eficácia com o máximo de potencial de resultados positivos em processos estéticos.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Os benefícios da RPG para uma vida saudável

A RPG (Reeducação Postural Global), é um método da fisioterapia (que exige especialização), criado por um francês, o fisioterapeuta Phillipe Souchard, há mais de vinte anos. Pode-se dizer que é um método de resgate ao autocuidado, pois o corpo humano é uma máquina perfeita, cheia de recursos de autopreservação mas que, sem um trabalho específico de direcionamento, acaba se deteriorando em função de sua proteção.

O fisioterapeuta especializado em RPG é o profissional do manual de instruções da máquina humana. Com suas técnicas, conectam o dono do corpo com suas múltiplas capacidades e possibilidades do movimento, buscando a causa de suas patologias e/ou dores, trazendo soluções para prevenir, curar e remediar desvios posturais, deformidades e as disfunções causadas por eles.

Escolioses, hiperlordoses, hipercifoses, hérnias discais, síndrome miofacial pós laminectomia, fibromialgia, torcicolo, artrose, bursite, tendinite, joelhos varos, joelhos valgos, pés planos, pés cavos, neuroma de Morton, dores musculares, síndrome do Túnel do Carpo, enxaqueca, cervicobraquialgia, lombociatalgia, são apenas alguns exemplos de indicação ao tratamento de RPG.

Não é só quem sente dor que procura RPG, e sim quem busca equilíbrio. A RPG corrige o mau uso que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações. Como resultado, o corpo recupera funções, os movimentos corporais tornam-se mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes e o dono do corpo recupera o controle e comando sobre sua "máquina", tornando-se mais livre, mais saudável, retomando a autoestima perdida muitas vezes pela própria dor e incapacidade.

O método baseia-se na escolha de posturas, que são em média oito, adotadas de acordo com a avaliação do profissional especializado, sendo portanto um método individualizado, não podendo ser realizado em grupo. Cada sessão dura uma hora, onde são realizadas em média duas posturas com duração de 20 minutos cada uma, para que o corpo consiga adotar e permanecer a posição fisiológica correta. São solicitadas contrações musculares e um trabalho respiratório intenso e específico, o que torna o trabalho dinâmico e completo.

Spa Med Sorocaba Campus

O tratamento não tem contraindicação, podendo ser realizado em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A vida atual tende a tornar o corpo mais sedentário, favorecendo encurtamentos musculares e fixações articulares, trazendo problemas posturais e dores que as pessoas tendem a responsabilizar a idade cronológica de seus corpos, não sabendo que a causa nada mais é que mau uso, uso incorreto da “máquina” perfeita chamada corpo humano.

POR QUE PROCURAR RPG DENTRO DE UM SPA?

Porque a RPG trata com perfeição os transtornos trazidos pelas alterações do centro de gravidade sobre o corpo de um indivíduo quando o mesmo ganha ou perde peso.

Quando um indivíduo vai para um SPA, normalmente ele deseja mudança. Seja ela alimentar, de rotina, de atividade física, ou simplesmente de números (na balança, na calça, na camisa, no vestido), mas se o corpo dói, a coluna, os joelhos e os pés não conseguem mexer-se direito, a disposição ficará comprometida e, consequentemente, a eliminação do peso extra também, então toda a programação do SPA fica prejudicada.

Outra situação é a do indivíduo que já eliminou peso, até bastante, mas não está feliz porque o corpo que antes não doía, agora dói e confundindo sua cabeça. Ora, porquê isso acontece?

Mais uma vez, culpa do centro de gravidade. Houve uma alteração importante do centro durante o processo de emagrecimento e o corpo não consegue se ajustar sozinho no espaço.

O profissional irá ajustar todo o conjunto neuro/músculo/esquelético, assim como o trabalho facial e visceral de ajuste do centro, possibilitando que o dono da "máquina", usufrua de todas as suas funções com equilíbrio e saúde.

Dra. Cláudia Rolim

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Exercícios físicos tem benefícios além da saúde!

Você sabia que o Spa Med é o único spa com acompanhamento direto na academia? Diferente de outros lugares, aqui você não precisa pagar mais um personal trainer para poder fazer essa atividade. Veja como praticar exercícios pode melhorar ainda mais o seu bom humor.

Spa Med Sorocaba Campus

Praticar atividades físicas estimula várias reações químicas no cérebro que podem deixar você mais feliz e relaxado, eles até ajudam a prevenir a depressão, fazendo com que se sinta melhor e aumentando sua confiança e auto-estima. Mas bom humor não é o único efeito positivo que ele gera, além disso, ele também melhora a memória, a resistência, concentração, disposição ao longo do dia, entre tantos outros.

Pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa que comprovaram que a euforia saudável proporcionada pelas endorfinas, moléculas despejadas no cérebro durante a atividade física, pode durar até 12 horas. Até pouco tempo, se pensava que essas substâncias agiam apenas alguns poucos minutos após o término dos exercícios. Então se você praticar exercícios físicos pela manhã é uma das receitas para se ter um ótimo dia.

Atualmente muitos médicos já receitam atividade física para auxiliar no tratamento de transtornos como ansiedade e depressão. Outras vantagens de se praticar exercício é que ele fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos, assim ajudando todo o sistema cardiovascular. Quando o seu coração e pulmões trabalham mais, você tem muito mais energia para fazer as coisas que gosta.

Depois de todos esses benefícios você não pode ficar parado né?! Procure uma atividade para a família inteira, combine com os amigos. Encontre exercícios físicos que você goste de praticar. O que importa é fazer, melhorar a sua qualidade de vida e o seu bom humor.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Goji Berry é o alimento do momento

Veja como ele pode ajudar você

Spa Med Sorocaba Campus
Originária do sul da Ásia a fruta é a mais nova sensação do momento, pois ela se destaca pelas suas propriedades e seus inúmeros benefícios à saúde. Ela ainda é novidade aqui no Brasil, mas vem cada dia mais conquistando o seu espaço no cardápio dos brasileiros que tem interesse em uma alimentação saudável.

Um dos seus grandes atrativos é possuir poucas calorias, uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Mas os seus benefícios vão muito além da balança, rica em uma enorme variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos, além de dar mais energia e melhora o metabolismo.

Em maio de 2008, foi publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, a comprovação do consumo regular da fruta asiática resulta no aumento no nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar em atividades.

A alta concentração de vitamina C é um dos chamarizes, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.

Depois de se deslumbrar com a lista de benefícios, resta saber como consumir essa fruta vermelha, com um leve toque azedo e tão poderosa. O goji berry pode ser encontrada ao natural, seca ou em forma de cápsulas. A fruta ainda pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes para incrementar a alimentação.