Mussaka

por Helena Anastase Tzortzis Segundo Lugar no 2º Chef Light Concurso Gastronômico

Helena Anastase Tzortzis Segundo Lugar no 2º Chef Light Concurso Gastronômico
Mussaka
Ingredientes
3 beringelas - 450g (cortadas em fatias longitudinais bem finas)
2 batatas - 300g (cortadas em rodelas bem finas)
3 tomates - 300g (cortados em cubos ou picados)
500 gramas de carne moída (patinho)
1/2 cebola - 60g cortada em cubos ou bem picada
2 dentes de alho - 4g
2 colheres de sopa de farinha de trigo - 40g
4 xicaras de leite desnatado - 690ml
1 colher de sopa de queijo ralado parmesão faixa azul light
Temperos à gosto - Mas para essa receita usei sal, pimenta, canela em pau, cravo, louro, colorau, orégano, salsinha, água e noz moscada.
Água quente (usar aos poucos quantidade necessária ao refogar a carne moída e para render no molho de tomate), ou no caso se preferir cozinhar um pouco a batata e a beringela.

Modo de Preparo Recheio
Numa panela refogar a cebola e o alho com um pouco de água, após curtir, acrescentar a carne moída e ir misturando até ela se soltar em seguida colocar os temperos a gosto para já darem o aroma e o sabor e até a carne ficar molinha. Por último acrescente os tomates mexer bem, adicione um pouco de água quente, mexa e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos para o recheio não ficar seco, pois ainda irá no forno.

Modo de Preparo molho Branco ou Bechamel
Bata no liquidificador o leite com a farinha. Após despejar numa panela ir mexendo sem parar até o molho ficar espesso como mingau e apague o fogo.

Para montagem
Numa assadeira acomodar as berinjelas cortadas em fatias, após adicionar o recheio espalhando bem, em seguida as batatas e por último o molho branco, o queijo ralado e a noz moscada (para polvilhar ). Leve para assar em forno médio (180) graus, média de 20 minutos.

Rendimento: 10 porções de 140 calorias.

Comentários