Dicas da nutricionista Aline Garrido do Spa Med

Várias dicas importantes foram ressaltadas para manter a forma no inverno. Vale a pena conferir!

1. Há algum alimento mais indicado para se consumir no inverno? Qual é?
Devemos ingerir alimentos que favorecem o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados ex: frutas cítricas.


2. Há alimentos que auxiliam a perder peso? Quais?
Além de nos manter aquecidos, com a sensação de bem estar os chás são ótimos aliados ao emagrecimento, pois não contém calorias além de ajudar na saciedade. Opte pelos chás que levam ingredientes termogênicos, ou seja, para ser digerido faz com que o organismo gaste mais calorias, auxiliando nas dietas de emagrecimento (chá de gengibre, canela, chá verde, chá de hisbicus com amora etc.)

A sopa pode ser uma excelente opção para auxiliar o emagrecimento neste período de inverno, portanto que ela seja preparada de forma correta.

A sopa deve ser preparada à base de legumes e hortaliças, sem óleo ou creme de leite e conter carnes magras.

No inverno as pessoas acabam não consumindo verduras (folhas) que apresentam baixas calorias e ajudam na saciedade. Podemos então ingerir os alimentos mais quentes, trocar as saladas frias pelas verduras refogadas. As verduras são fundamentais para um emagrecimento saudável.


3. Quais alimentos devem ser evitados durante o inverno? Por que?
Evite consumir alimentos como: massas, pães, croutons, chocolate quente, fondue ou preparações com creme de leite, pois apresentam alto valor calórico.

Troque o chocolate quente pelos chás, assim ingerimos alimentos que “esquentam” e evitamos o consumo de calorias desnecessárias. Ao invés do fondue de chocolate opte pelas frutas como maçã assada com canela, abacaxi e pêra na calda de gengibre, ou compota de frutas que são sobremesas deliciosas e apresentam menor caloria e levam algum alimento termogênico na preparação.

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