Sugestões para preparar um delicioso almoço light de Páscoa

Texto: Patrícia Giuffrida (M de Mulher)
É possível planejar um cardápio light para o almoço de Páscoa? Sim! A ideia é preparar comidinhas gostosas e magrinhas. Veja deliciosas sugestões da Aline Garrido, nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus, interior de São Paulo.

O primeiro passo é servir uma saladinha, repleta de verduras e legumes coloridos. As fibras presentes nesses alimentos ajudam a manter a saciedade, diminuindo a fome. Assim, você não ficará com tanta fome na hora de atacar o prato principal. Dê uma olhadinha nessa lista com 61 receitas de saladas gostosas e refrescantes.

Decoração, mesa para o almoço de Páscoa! Crédito: Getty Images

Outra vantagem em consumir salada é o tempo maior de mastigação. Não é fácil triturar verduras e legumes crus, né. “A partir de 20 minutos após iniciarmos a mastigação, já sinalizamos ao cérebro que o estômago esta ficando cheio, ou seja, que estamos saciados”, afirma a especialista. Mais uma vantagem para diminuir o apetite.

E o que servir de prato principal? Páscoa combina com peixes brancos magrinhos, como bacalhau, linguado, merluza, badejo e pescada. Aqui tem 64 sugestões de receitinhas deliciosas. Para acompanhar, sirva carboidratos integrais, como arroz ou macarrão. “Eles apresentam baixo índice glicêmico, contribuindo para dieta”, explica a nutricionista.

Dá para incluir uma bebidinha no cardápio? Se você estiver de dieta, fique apenas com uma taça de vinho seco. Água não pode faltar. Outra opção é suco natural de frutas (de preferência as menos calóricas, como limão, maracujá, morango, abacaxi e acerola.

E adivinha o que vai ter de sobremesa? Ovos de chocolate! Escolha aqueles com mais de 60% cacau, que são mais saudáveis. Eles contêm antioxidantes e menos açúcar. Mas modere no consumo. Cerca de 30 g da guloseima está de bom tamanho.



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