Confira as dicas de alimentação da nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

Aline Garrido, nutricionista do Spa sugere cinco alimentos que ajudam na saciedade

Alguns alimentos podem ser grandes aliados na perda de peso, pois nos dão a sensação de saciedade e ajudam a segurar a fome até a próxima refeição. Conforme explica Aline Garrido, Nutricionista do Spa Med - “Dê sempre preferência para alimentos fonte de fibras como: frutas, verduras e legumes, pois além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais apresentam poucas calorias, principalmente as folhas - alface, agrião, rúcula etc”.

Confira as dicas de alimentação da nutricionista do Spa Med Sorocaba Campus

Aline complementa que o ideal é fracionar a alimentação de três em três horas e incluir alimentos fontes de fibras em todas as refeições - “Isso irá garantir uma sensação de saciedade por um período maior”.

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A nutricionista também alerta para mastigar muito bem os alimentos, pois o estômago demora cerca de 20 minutos para liberar hormônios que auxiliam a saciedade - “Se comermos rápido, este mecanismo não é ativado e acabamos por consumir além da necessidade”. Aline explica que na hora das refeições principais, se deve iniciar pela salada, e conclui: “Quanto mais colorida ela for, mais vitaminas, minerais e fibras presentes”.

Segue cinco dicas de alimentos ricos em fibras que ajudaram na saciedade:
  • Folhas cruas: apresentam alto teor de fibras. Ajudam a espantar a fome, pois alface, rúcula, agrião, couve e espinafre exigem mais da nossa mastigação;
  • Frutas: são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo;
  • Alimentos integrais: colaboram para saciar a fome por causa das fibras dos grãos. Os pães e massas integrais ajudam a manter o nível de açúcar no sangue mais equilibrado, evitando que a fome volte logo. Ideal para ser consumidos no café da manhã. Mais lembre-se, pães e massas apresentam quantidades maiores de calorias e NÃO podem ser a vontade como as folhas cruas;
  • Leite desnatado e derivados: por serem fontes de proteína, o processo de digestão é lento, consequentemente, retarda a fome, consumidos entre as refeições como lanche da tarde ou ceia. Dê preferência ao leite e iogurtes desnatados, pois apresentam menor quantidade de gorduras;
  • Linhaça: tem em sua composição o ômega 3 e ômega 6, é um alimento funcional por ter nutrientes importantes para nosso organismo. Contribui para o esvaziamento gástrico lento, diminuindo o apetite pela grande quantidade de fibras.

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