Praticar exercício em jejum não ajuda a emagrecer, aponta pesquisa 

Sabe aquela regrinha de que ficar horas sem comer vai ajudar a emagrecer? Ela não funciona e menos ainda para quem pratica atividade física. Isso é o que comprovou uma pesquisa publicada esse ano no "Strength and Conditioning Journal". De acordo com o estudo, quem malha de estômago vazio queima mais músculos do que gordura estocada.
A pesquisa foi realizada com um grupo de ciclistas que comiam antes de treinar e outro que praticava exercícios em jejum. O resultado analisado foi que os que treinavam sem nada no estômago tinham cerca de 10% das calorias queimadas vindas de proteínas, o que quer dizer perda de musculatura.
De acordo com a nutricionista Eliane Romantini, isso acontece porque quando a pessoa está muito tempo em jejum, há liberação do hormônio cortisol, que inibe a queima de gordura e quando pratica-se exercício de estômago vazio, o corpo acaba usando a massa muscular como energia.
Portanto, se você fazia parte do grupo dos que não comiam nada antes de treinar acreditando que, assim, queimaria mais gordura e emagreceria mais facilmente, pode mudar seus conceitos. De acordo com a nutricionista funcional Priscila Spiandorello, o ideal antes do treino é consumir alimentos fontes de carboidrato que vão dar energia para praticar o exercício, evitando assim que o corpo gaste o músculo. Exemplos de bons alimentos a serem ingeridos antes da prática de atividade física são pães integrais, macarrão integral ou batata doce, que tem baixo índice glicêmico.
http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/praticar-exercicio-em-jejum-nao-ajuda-a-emagrecer-aponta-pesquisa/

Comentários