Descubra os benefícios de uma caminhada correta


Quando a maioria das pessoas pensa em fazer algum exercício físico, talvez o mais comum que lhe vem a cabeça seja a caminhada. Afinal caminhar, pensam os leigos, não requer nenhum tipo de técnica. O fisioterapeuta do Spa Med Dr. Ivan Matiazo nos mostra o quanto este pensamento está errado.

As pessoas, em geral, caminham de maneira errada?
Dr. Ivan - A população em geral foi criada com uma marcha mais forte, mais extensora que causa um excesso de choque de calcanhar. Esse tipo de marcha é mais dura, com quadril duro e falta de movimentação pendular dos braços responsável pela movimentação torácica (respiração). As pessoas, principalmente as mulheres, também são ensinadas a fazer uma contração abdominal, que ocasiona travamento de bacia e de pulmão. Com isso, o diafragma fica totalmente preso causando falta de mobilidade e uma respiração inadequada para uma marcha seja ela de dois, quatro ou oito quilômetros. Tem também o andar social, ensinamento mais antigo passado pelos pais e avós, para que principalmente as meninas na fase da adolescência andem duras, sem mexer muito o quadril. Esse andar social foi criado para servir à etiqueta mas não está de acordo. E, por fim, temos muita ocorrência de mulheres que usam saltos muito altos, tamanho 15, que prejudicam sua estrutura corporal causando um empuxamento de toda a musculatura posterior.

Mas, se todas estas formas de caminhar estão erradas, qual seria a maneira correta?
Dr. Ivan - Quando uma pessoa chega aqui no SPA e eu vejo sua forma de caminhar,  faço com que ela tenha uma visão dinâmica de si mesma, para que perceba como está fazendo atualmente. Então, mostro um sequência de uma marcha mais suave, mais flexora, que não implique num desgaste muito grande de tornozelos, joelhos, cabeça de fêmur e coluna, dando assim dinâmica para a marcha. Fazendo toda a movimentação da marcha, com meio apoio, balanceio e apoio final usando calcâneo metatarso cria-se um leve flexo de joelho que é suficiente para causar uma espécie de suspensão que amortiza toda aquela batida excessiva que agride duramente as articulações. Na caminhada, além de uma marcha mais leve, é ideal que o quadril esteja solto. Para os homens, não precisa rebolar. É só soltar o quadril, não deixá-lo duro para ficar parecendo o John Wayne (famoso ator de filmes de faroeste) quando vai sacar suas armas. Então, quando eu ensino isso e as pessoas entendem, ela vai ter mais qualidade de vida, um suporte maravilhoso, uma qualidade óssea futura muito boa  e não vai ter desgastes ou qualquer outro tipo de patologia na nossa musculatura.

Esse tipo de caminhada pode ser praticada em qualquer terreno?
Dr. Ivan - Esse estilo de marcha não serve para grandes aclives e declives. Não serve, também, para quem usa saltos muito altos. Mas, para quem está a fim de praticar um esporte e manter uma qualidade de vida é ótimo, porque a pessoa não mais age contra a gravidade, ela vai a favor, sente que o corpo se desenvolve. É uma beleza.

Pra quem está começando, o ideal é não forçar demais?
Dr. Ivan - O ideal é fazer um trabalho de base crescente, para ir adaptando o organismo. Feito isso, a pessoa vai pegando uma forma maravilhosa.

Alongamento é imprescindível?
Dr. Ivan - Alongamento é tudo. O alongamento é um dos pilares do homem, porque nós somos flexores e vamos nos encurvando, fazendo com que percamos os alongamentos. Por isso, fazê-los é essencial.

Horário ideal para caminhar?
Dr. Ivan - Geralmente a gente programa sempre de manhã. Existe um esquema que diz que não é bom caminhar após o café, mas não há nada comprovado. De manhã, não ultrapassando o limite de onze horas, onze e meia, e à tarde no período das 16 horas em diante também dá para providenciar uma caminhada maravilhosa.

Hidratação é importante?
Dr. Ivan - Muito importante. Água de hora em hora. Um copo desde o momento de acordar até a hora de ir dormir é muito importante pra a vida. A ingestão de frutas, ou metade de uma fruta de manhã, à tarde e à noite também é importante. Fruta e água de hora em hora muda o organismo, o intestino, o esquema de vida e até a maneira de agir de uma pessoa.

Comentários