Páscoa Saudável

Saiba aproveitar a data com moderação


A páscoa está chegando, e com ela, alimentos hipercalóricos, em especial, o chocolate. Mas, essa data pode ser aproveitada de maneira saudável, sem exageros e com muita consciência. A nutricionista do Spa Med Sorocaba campus, Aline Queiróz, explica o que devemos fazer para mantermos bons hábitos alimentares nessa data comemorativa.
A principal recomendação é não passar dos limites. “Para aproveitar a páscoa de maneira mais saudável o correto é não exagerar no consumo de chocolate, em função dos altos teores de açúcares e gordura”. A especialista indica a porção adequada do alimento a ser consumido: “O ideal é consumir um pedaço pequeno, não ultrapassando a quantidade de 50g diárias”, aconselha.
E acrescenta, dizendo que não é preciso cortar de vez o alimento da dieta, pois ele apresenta diversas propriedades nutritivas. “Não é necessário bani-lo, pois o chocolate contém vitaminas, sais minerais, além do alto teor de flavonóides, que são antioxidantes que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. Além disso, tem o poder de estimular a produção de serotonina, um neurotransmissor que estimula os centros de prazer e bem-estar”.
Ela afirma que o chocolate produzido com maior quantidade de cacau é o mais aconselhado. “Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o chocolate. Portanto, as versões amargas são as mais recomendadas. Além de maior concentração de flavonóides, ainda apresenta menor quantidade de açúcar.”
Aline finaliza alertando sobre o consumo dos chocolates dietéticos: “O consumo moderado também deve ser recomendado para os chocolates dietéticos, que apresentam restrição do açúcar, mas muitas vezes a quantidade de calorias e gorduras é maior do que os tradicionais”, completa.

Comentários