sexta-feira, 29 de julho de 2011

Receita Rápida!

Leite Condensado

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite em pó desnatado
1/2 xícara (chá) de água fervendo
1 /2 xícara (chá) de adoçante em pó para uso culinário
1 colher (sopa) de margarina light


Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 7 minutos
Coloque numa vasilha tampada e leve na geladeira
Deixe para usar no dia seguinte.


29/07/2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Exposição de Arte


Nesta quarta-feira (27) o artista Luca Vitali iniciou sua exposição no SPA MED. Com 35 anos trabalhando com artes plásticas, o pintor destaca suas obras com traços livres e cores vivas. Os quadros ficarão expostos até dia 29.
Conheça mais sobre o artista: WWW.lucavitali.com

28/07/2011

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Inverno x Pele

Sabemos que o frio não é um clima favorável para a nossa pele. Por isso, os cuidados devem dobrar nessa estação. A Dra.Raquel Ginez, coordenadora do Centro de Estética do SPA MED Sorocaba Campus, fala sobre o assunto e cita os cuidados essenciais para fugir das agressões que esse período pode causar.

Porque a nossa pele costuma ressecar no inverno?
No frio, as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, diminuem seu trabalho, causando o ressecamento. No verão a função dessas glândulas é resfriar a pele através da transpiração.
Com temperaturas baixas alguns dos nossos hábitos são adaptados para nos dar mais conforto, por exemplo, banho mais quentes e longos que são extremamente contra-indicados, já que a alta temperatura da água remove o manto hidrolipidico que existe sobre a pele, que é nossa proteção natural.

O que podemos fazer para amenizar esse efeito?
Dê preferência para os banhos mornos e aos sabonetes com PH neutro ou glicerinados. Após o banho, é de extrema importância usar um hidratante indicado para o seu tipo de pele, além do uso indispensável do filtro solar.
À noite, limpe sempre o rosto antes de dormir para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. A pele irá respirar melhor e estará preparada para a aplicação do hidratante.
E nunca se esquecer de beber bastante água e seguir uma alimentação equilibrada.


Há tratamentos estéticos para combater esse tipo de problema? Quais são eles?
Sim. Uma boa limpeza e hidratações de acordo com o tipo de pele.
É importante lembrar que o inverno é o período dos peelings, que além de remover células mortas e pequenas manchas, a esfoliação possibilita uma melhor penetração dos cosméticos potencializando os tratamentos estéticos.

27/07/2011

terça-feira, 26 de julho de 2011

Sparraiá Julino foi um sucesso, sô!

A festa julina do SPA MED realizada na última sexta-feira(22)colocou todo mundo pra dançar! Além da quadrilha, música ao vivo e brincadeiras animaram a grande festa.



As crianças adoraram...



Os jovens entraram no clima!



Todos se divertiram...



Dançaram...



E brincaram!



Na hora da quadrilha, todo mundo virou caipira!



A Denise tirou sorte grande e levou o maior prêmio da noite: um final de semana no SPA MED

26/07/2011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Festa JULINA!


E a festa não para! A partir das 20 horas, muito xadrez e música caipira irá invadir o SPA MED. E assim como na festa anterior, o que não vai faltar é animação.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

É necessário alongar antes e após o Exercício Físico?

Ainda hoje, vemos muitas pessoas alongando antes e após qualquer exercício físico ou então ouvimos alguém dizer : fiquei com dor muscular por não ter alongado! Existem, também, aquelas que ficam alongando os braços (membros superiores) assim que sobem na esteira, sendo que a musculatura à ser usada com maior ênfase na caminhada são os da perna ( membros inferiores ). Demoram tanto para alongar que sobra pouco tempo para caminhar.
Sabemos que é de grande importância o alongamento, assim como é importante o exercício aeróbio e muscular. O alongamento é necessário para manter e melhorar a flexibilidade, seja ela no esporte especifico como Ginástica Olímpica ou até mesmo para nosso cotidiano, realizando tarefas que requerem maior amplitude de movimento.
Estudos mostram que o alongamento não previne lesão. Em alguns casos, observa-se que corredores que alongaram antes da prova tiveram mais lesões do que aqueles que não alongaram. O que vai prevenir a lesão é o nível de condicionamento físico, a maneira que você começa o exercício , por exemplo: se irá correr, faça antes um prévio aquecimento com caminhada e, após iniciar sua corrida, respeite seu limite, se alimente corretamente, descanse bem após as sessões de treino e receba orientação de um profissional.
O alongamento pode ser feito em qualquer horário, independente se você for fazer outro exercício ou não. O que precisa é que ele seja realizado para trabalhar a flexibilidade.
Muitas pessoas sentem dor muscular dois dias após realizar exercícios físicos e acham que o alongamento pode aliviar ou evitar a dor, este conceito pode estar errado.
A dor muscular ocorre quando iniciamos uma atividade física que nunca fizemos antes, quando colocamos uma carga além do que estamos acostumados ou quando descansamos muito de um dia de treinos para outro. A dor muscular é causada por microlesões que o músculo sofre quando treinamos, e que de forma moderada é importante para que o músculo se fortaleça ainda mais. O que não pode é ser aquela dor que no dia seguinte ou 2 dias depois eu não consigo pentear os cabelos.
Algumas pesquisas têm nos mostrado que após uma sessão de treino muscular muito pesada é aconselhável não alongar de imediato, para não aumentar as microlesões ocorridas com o esforço.
Então, alonguem-se sempre que puderem, pois é necessário, mas com o objetivo de trabalhar a valência física e a flexibilidade.

Profº José Marcelino
Especialista em Fisiologia do Exercício

21/07/2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Passeio de charretinha faz a alegria das crianças!

Estamos em pleno mês de julho, e as crianças que estão aproveitando muito bem as suas férias no SPA MED. O passeio de charretinha durante a tarde de hoje foi o lazer mais disputado do dia.
Todos se divertiram passeando no parque, e aproveitando o belo sol de hoje!



19/07/2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Semana de workshops: Conquistando uma Vida Saudável


A próxima semana no SPA Med vai ser repleta de palestras e workshops.Os nossos profissionais irão ensinar sobre como conquistar uma vida saudável aliando a uma alimentação balanceada, atividades físicas e acompanhamento médico, podendo responder todas as dúvidas dos nossos hóspedes.
Confira a nossa agenda:

18/07-Oficina de fisioterapia 17h
18/07-Palestra de fisioterapia 20h
19/07-Oficina de atividades físicas 18h
19/07-Palestra com o Prof.Zezinho e Dr.Daniel 20h
20/07-Oficina de atividades físicas 17h
20/07-Palestra de endócrinologia com Dr. Miguel 20h
21/07-Aula especial de culinária 16h30
21/07-Palestra sobre nutrição 17h40
22/07-Oficina de Relaxamento 17h

14/07/2011

terça-feira, 12 de julho de 2011

Concurso Cultural "Eu Quero SPA Med!"


Venha comemorar o aniverário do SPA Med aqui com a gente! Participe do nosso concurso cultural no facebook!

Conheça o regulamento:

1. Vigência da promoção:

1.1 Esta promoção terá início no dia 12 de julho de 2011 e se encerrará no dia 31 de agosto de 2011.

1.2 Somente serão aceitas as respostas enviadas até as 24 (vinte e quatro) horas, do horário de Brasília, do dia 31 de agosto de 2011.

2. Como participar do Concurso Cultural:

2.1 Poderão participar deste concurso qualquer pessoa física, maior de 18 anos de idade e portadora de CPF regularizado, que seja membro (fã) da página do Spa Med Sorocaba Campus no Facebook.

2.2 Para participar, o interessado deverá responder a seguinte pergunta: “Por que você merece emagrecer no Spa Med?”.

2.3 A resposta deve ser postada no mural da página do Spa Med no Facebook.

2.4 A resposta não poderá ultrapassar o limite de caracteres estipulado pelo Facebook.

2.5 As respostas serão avaliadas pela Comissão Julgadora do SPA MED SOROCABA CAMPUS, sendo a decisão desta soberana e incontestável, e o resultado divulgado no dia 05 de setembro de 2011 na página do Spa Med Sorocaba Campus no Facebook

2.6 A Comissão Julgadora do SPA MED SOROCABA CAMPUS utilizará como critério de julgamento a criatividade dos participantes, conteúdo, ineditismo, poder de síntese e correção linguística, bem como a adequação ao tema proposto.


3. Premiação:

3.1 O autor da resposta mais criativa selecionada pela Comissão Julgadora e o autor da resposta mais curtida pelos internautas (que tenha o maior número de “curtir”) serão premiados com 01 (um) pacote de 07 (sete) dias no Spa Med Sorocaba Campus em acomodação individual categoria apartamento paulista.

3.2 O prêmio é individual e intransferível, e em hipótese alguma poderá ser trocado por outro produto/prêmio ou convertido em dinheiro. O prêmio não é endossável, reembolsável, reitinerável e não permite up-grade.

3.3 A hospedagem completa deve ser realizada até dia 15/12/2011 e cabe ao vencedor comunicar a data escolhida para a viagem até o dia 10/09/2011. O período da viagem poderá ser nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, exceto feriados.

3.4 O ganhador será comunicado do resultado do concurso por meio de um post na página do SPA MED SOROCABA CAMPUS no Facebook, no qual será solicitado que envie seus dados cadastrais (nome completo do participante, data de nascimento, CPF, endereço, email, telefone) em até 72h, via mensagem. Caso o ganhador não se manifeste dentro do prazo determinado, o prêmio será transferido para o participante classificado logo em seguida e assim sucessivamente.

3.5 O SPA MED SOROCABA CAMPUS não se responsabiliza pela correção dos dados fornecidos no ato da inscrição do concurso, bem como por qualquer informação prestada pelos participantes.

3.6 Toda a documentação pessoal necessária para a realização da viagem, deverá ser providenciada pelo ganhador.

3.7 No prêmio não se incluem despesas pessoais com seguros, ligações telefônicas, gastos pessoais, frigobar, lavanderia, procedimentos estéticos e quaisquer outros serviços considerados extras ou qualquer outro item não descrito expressamente neste Regulamento e serão arcadas exclusivamente pelo ganhador.

3.8 Caso o ganhador opte por estender sua hospedagem em diárias, os custos adicionais decorrentes das alterações deverão ser integralmente arcados pelo ganhador.

3.9 O premiado deverá realizar uma única hospedagem, sendo certo que o prêmio não poderá ser usufruído em momentos distintos.


4. Disposições Gerais:


4.1 Os participantes serão automaticamente excluídos desta promoção, no caso de fraude ou má fé comprovada, respondendo civil e criminalmente por seus atos.

4.2 Os participantes e o contemplado desta promoção declaram, desde já, serem os autores das frases enviadas, não tendo cometido plágio ou qualquer outra forma de apropriação autoral ou fraude, e ao mesmo tempo cedem ao SPA MED SOROCABA CAMPUS, em caráter definitivo, sem quaisquer ônus ou custo, todos os direitos autorais sobre os referidos textos, para qualquer tipo de utilização, publicação, reprodução por qualquer meio ou técnica.

4.3 Caso o SPA MED SOROCABA CAMPUS venha a sofrer qualquer processo, autuação ou problemas relacionados à violação da legislação vigente pelos participantes, como por exemplo, mas sem se limitar, por plágio ou fraude, o participante responsável se compromete a reembolsar todos os danos (prejuízos e lucros cessantes) diretos e indiretos que venham a ser causados ao SPA MED SOROCABA CAMPUS e/ou a quaisquer terceiros.

4.4 Os participantes autorizam o SPA MED SOROCABA CAMPUS, pelo prazo de 1 (um) ano contado a partir do término do período de vigência, a fazer uso de seus nomes, vozes e imagens, sem qualquer ônus para o SPA MED SOROCABA CAMPUS, para divulgação desta promoção e de seus resultados, em qualquer tipo de mídia.

4.5 É vedada a participação de pessoas jurídicas bem como de funcionários da empresa SPA MED SOROCABA CAMPUS e seus familiares.

4.6 Todas as dúvidas e/ou questões surgidas da presente promoção serão solucionadas pela promotora da promoção, considerando sempre as normas de proteção ao consumidor em vigor. Das decisões das promotoras não caberá nenhum tipo de recurso.

4.7 A promotora não se responsabiliza por nenhuma falha técnica de transmissão, problemas de acesso à Internet, serviços prestados pelo Facebook ou qualquer caso fortuito ou de força maior que possam impedir a participação do usuário.

4.8 A mera participação nesta promoção caracteriza a aceitação dos termos e condições previstos neste Regulamento.

Este é uma Concurso Cultural, conforme especificado no art. 30 do Decreto No. 70.951, de 09 de agosto de 1972. A distribuição do prêmio desta promoção é GRATUITA. Promoção Cultural promovida por SPA MED SOROCABA CAMPUS.

12/07/2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PILATES: múltiplos benefícios em uma única atividade física

Pilates é um método que utiliza uma filosofia de treinamento que integra corpo e mente, com o objetivo de se conseguir um controle preciso do corpo. É uma forma de exercício físico disciplinado e direcionado com a finalidade de melhorar a flexibilidade, alongamento e fortalecimento muscular.
O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início do século XX. Joseph teve uma infância marcada por um estado de saúde muito delicado, pois sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação o levou a estudar várias formas de condicionamento físico, incluindo yoga, técnicas greco romanas, entre outras.

Junto à sua prática, Joseph estudou anatomia, fisiologia, medicina oriental e ocidental. Ele acreditava que ser saudável era ter uma mente forte e com ela obter o controle total do próprio corpo.

Durante a I Guerra Mundial, aplicou seus conhecimentos para ajudar na reabilitação de soldados feridos e mutilados. Começou, então, a experimentar exercícios utilizando as molas das camas e outros acessórios improvisados, e descobriu que eles possibilitavam o condicionamento de pacientes debilitados.

Em 1926, foi para os Estados Unidos e fundou o primeiro estúdio de pilates, em Nova York, num prédio destinado a estúdios de dança. Através do condicionamento e da reabilitação de lesões dos bailarinos, o método foi sendo difundido para outros setores da sociedade.

Pilates definia que o condicionamento físico ideal é: obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade e naturalidade nossas tarefas diárias. Desde o início, o método foi baseado em alguns princípios básicos: respiração, concentração, centro, precisão, controle e fluidez.
Além de atuar no alongamento e fortalecimento muscular, o método pilates proporciona aumento da capacidade cardiorrespiratória, melhora da coordenação motora, equilíbrio, postura e mobilidade articular. Previne lesões, diminui dores crônicas, ansiedade e retarda o desenvolvimento de osteoporose.
Devido restritas contraindicações, o pilates pode ser praticado por todas as idades e diversos níveis de aptidão física, desde reabilitação até na melhora do desempenho de atletas.


Tatiane Lopes
Fisioterapeuta

Daniel F. Pellegrino dos Santos
Cardiologia e Medicina do Esporte


11/07/2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Caderno de Receitas


Molho Branco

Ingredientes
2 copos de leite desnatado
1 copo de água
½ cebola ralada
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de queijo ralado
Noz moscada á gosto
Modo de Preparo
Aferventar a cebola, colocando o leite e engrossando com a farinha de trigo. Por último colocar o queijo e a noz moscada ralada.
Rendimento 6 porções
Valor Calórico/ porção 35 kcal.

07/07/2011

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dicas de Beleza

Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa:


• Tomar banhos muito quentes retira a oleosidade natural da pele.
• Evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele.
• Prefira sabonetes suaves, "hidratantes".
• Se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles. No outro, somente áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
• Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas.
• Água, frutas, legumes e verduras sempre são recomendados






06/07/2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

Alimentos Funcionais


O termo “funcionais” foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80, sendo aqueles que contêm substâncias ativas capazes de fortalecer o organismo, apresentando propriedades benéficas além das nutricionais básicas, auxiliando na redução de riscos de doenças crônico degenerativas.
A importância do consumo destes alimentos é devido ao fato de que os brasileiros enfrentam um avanço das doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida que envolve sedentarismo e maus hábitos alimentares. E o consumo de alimentos funcionais pode conter o avanço dessas doenças e fazer com que as pessoas se conscientizem que a alimentação tem um papel fundamental sobre a saúde delas.
Para alcançar os benefícios que estes alimentos podem nos trazer é necessário o consumo regular.
Abaixo alguns compostos presentes nos alimentos funcionais, seus benefícios e fontes
Betacaroteno- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Fontes: mamão, cenoura, abóbora, damasco, espinafre e couve.
Licopeno- Antioxidante relacionado à redução do risco de câncer de próstata.
Fonte: Tomate
Flavonóides- Antioxidante, reduz o risco de câncer e doenças cardiovasculares.
Fontes: Suco natural de uva e vinho tinto
Isoflavonas- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fonte: Soja
Acido graxo ômega 3- Redução dos níveis de colesterol sanguíneo e risco de doença cardiovascular.
Fontes: Peixes, óleo de peixe.
Pro bióticos - ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microorganismos patogênicos.
Fontes: leite fermentado e iogurte.
Fibras- Redução do risco de câncer de intestino e dos níveis de colesterol sanguíneo.
Fontes: frutas, legumes, verduras em geral e cereais integrais.

Nutricionista: Aline Fernanda Rodrigues von Gal de Queiroz

05/07/2011

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Acne também pode ser problema de adulto


A acne é um problema que está, na maioria das vezes, relacionado aos adolescentes. Mas, mesmo que isso seja verdade, adultos também podem sofrer com ela. De acordo com a Dra. Raquel Ginez, fisioterapeuta especializada em dermatologia-funcional do SPA MED Sorocaba Campus, explica que a acne é uma condição inflamatória da pele, caracterizada por um distúrbio multifatorial, que afeta a unidade pilossebácea.
A acne se localiza predominantemente na face, região peitoral e dorso. Sua causa, segundo a médica, consiste na conjunção de seborréia, hiperceratose do ostio folicular, aumento da população propionibacterium acnes e reação inflamatória provocada pela interação desses elementos.
A médica ainda explica que é um doença dermatológica mais comum entre os adolescentes, afetando aproximadamente 80% dos jovens entre 12 e 16 anos. Mas, também podem afetar os adultos. “ Como na adolescência, a causa principal na vida adulta é o desequilíbrio hormonal, que gera um excesso na produção de sebo que acaba por obstruir a abertura do folículo pilossebáceo e a dilatar a glândula, dando origem ao comedão aberto ou fechado. Os comedões favorecem a proliferação de microrganismos, provocando a inflamação”, esclarece a médica.
Maquiagens e cremes também podem ser um fator desencadeante da acne. “ A escolha da maquiagem e cremes são de suma importância, pois não podem causar oleosidade à pele. A maquiagem pode ser utilizada, mas, a dica é sempre retirá - la muito bem, reequilibrando o ph de sua pele. E nunca deve-se dormir de maquiagem”, diz a doutora.
Quanto ao fato de alguns alimentos poderem causar acne, Dra. Raquel Ginez afirma que a influência da alimentação é raramente observada. “Em relação à alimentação, existe o conceito entre os leigos de que alguns alimentos agravariam a acne, como chocolate e alimentos gordurosos.Porém, não podemos ignorar totalmente o senso comum e como chocolates e alimentos gordurosos em excesso são prejudiciais. Vale, então, a lei do equilíbrio”, afirma.
Mesmo assim, a acne pode ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Problemas como desequilíbrios hormonais e fatores emocionais também podem atuar como agravantes para o aparecimento da inflamação.

04/07/2011