Casamento faz bem à saúde física e mental

Quanto mais longo o relacionamento, mais saudável o casal fica, diz estudo

Especialistas confirmam que relacionamentos longos, como um casamento, são benéficos para a saúde física e mental. E essa vantagem tende a aumentar com o tempo.

Um estudo publicado na Universidade de Cardiff, no Reino Unido, concluiu que as pessoas casadas vivem mais. No relatório, apontam que as mulheres que estão em relacionamentos estáveis têm uma melhor saúde mental, enquanto os homens na mesma situação têm uma melhor saúde física.

Segundo os pesquisadores, a saúde física dos homens tende a melhorar por causa da influência positiva de seu parceiro sobre seu estilo de vida, enquanto que para as mulheres "a gratificação mental pode ser por causa de uma ênfase maior na importância das relações”.

Mas no mesmo estudo os pesquisadores salientam que a “jornada do verdadeiro amor” nem sempre funciona bem, sobretudo quando se é jovem, já que há evidências de que as relações na adolescência são associadas ao aumento de sintomas depressivos.

O estudo ressalta ainda que o perfil de um bom relacionamento pode ser diferente para cada um. E levando isso em conta, atribui uma saúde mental mais equilibrada ao contrário de quem vive relações tensas.

Os pesquisadores não descartam também que muitos casais vivem juntos por muito tempo por medo das possíveis implicações devastadoras do divórcio.

Desta forma, concluem que, apesar das falhas do relacionamento terem poder de comprometer a saúde, o contrário também vale.

- Um bom relacionamento vai melhorar a saúde física e mental e, talvez, a única coisa a fazer é tentar evitar um relacionamento ruim a não entrar num relacionamento.

Fonte: R7
09/06/2011

Comentários